Notícias

21 de dezembro de 2018

Obra do Berço: 8º ano exercita a solidariedade

Mais uma edição do projeto Obra do Berço foi realizada pelos alunos do 8º ano do EF, juntamente com o Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais Depas e uma equipe de professores.

O projeto é uma iniciativa multidisciplinar e tem como proposta refletir com os estudantes sobre questões abordadas em sala de aula como ser humano, saúde, afeto e as suas implicações na vida de cada um.

Na segunda etapa do projeto, os alunos são convidados a se comprometerem voluntariamente com a Obra Social São José, mantida pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência, em Marimbá - Betim (MG), que atende pessoas necessitadas de acolhida afetiva e psicológica, entre elas, gestantes e mães da comunidade.

Sensibilizados e comprometidos com a proposta, os alunos do 8º ano realizaram, em novembro, diversas ações durante os horários de recreio, no Colégio, para arrecadar donativos para a Obra.  Buscando chamar a atenção dos colegas para a causa, as turmas realizaram apresentações musicais e venderam diversos produtos como bombons e bolos, que os alunos mesmos fizeram.

Fotos112.jpg

A culminância do projeto se deu com a visita do grupo a Marimbá para um dia de vivência junto às mães e filhos. No local, após distribuir os donativos, alunos e professores se dividiram entre os cuidados com os bebês e a realização de oficinas de brinquedos para as crianças maiores e oficinas de maquiagem, manicure e cabelereiro, para as mães.

  Fotos8.jpg   Fotos9.jpg

“O nosso papel é ajudar o aluno a entender o seu lugar na história, ajudá-lo a entender qual é o seu projeto de vida, ajuda-lo a exercitar a solidariedade”, afirma a coordenadora do Depas, Maria das Dores Souza.

Veja abaixo o que dizem os alunos sobre a experiência vivenciada:

Leia mais sobre o projeto Obra do Berço

O Projeto “Obra do Berço”, se pauta pelos princípios da afetividade e alteridade. Visa uma educação transformadora, tendo como foco o humano, as experiências de vida significativas, que façam sentido no aprendizado do educando, levando-o a refletir sobre seu Projeto de Vida.

Os educandos são envolvidos em ações humanizadoras de intervenção na sociedade, compreendendo que os valores devem ser trabalhados para além dos muros da escola, concretizando o sonho de que, quando a escola vai à comunidade o aprender torna-se mais prazeroso, pleno de sentido e significado. Envolvendo a co(ação), educandos e mães/filhos do Projeto Obra do Berço aprendem juntos a valorizar a vida transmutando-a.  

O Projeto propicia aos alunos do 8º ano um movimento de empreendedorismo em que, ao recolherem doações para a OSSJ, se veem diante da:

-  necessidade de pesquisarem preços e locais mais acessíveis para as compras;

-  planejamento das ações para arrecadarem o dinheiro que possibilite a compra dos itens sorteados;

-  planilha para controlar a entrada e saída de dinheiro e outras doações.

 

OBJETIVOS:

Geral - Imersão em si mesmo a partir de reflexões geradas sobre a possibilidade da atuação em campo com gestantes da OSSJ, ponderando acerca do Projeto de Vida e suas implicações na vida humana, por meio de aulas, palestras, Workshops e intervenção social junto à Obra Social São José (OSSJ).

 Específicos - Nossos educandos são desafiados a: refletir a respeito de seu Projeto de Vida e a implicação em sua vida, pessoal e coletiva;compreender a importância da valorização da reprodução humana e suas implicações na vida da pessoa, que vai além de informações; compreender as implicações da gravidez precoce no Projeto de Vida; comprometer-se socialmente/voluntariamente com uma Obra Social que acolhe mulheres grávidas; proporcionar às mães de Marimbá, vivência de práticas corporais que lhes apontem possibilidades relacionadas à melhoria de sua qualidade de vida e saúde; proporcionar às mães de Marimbá, vivência em oficinas que lhes dê autonomia para o “cuidado de si” e de seus familiars; permitir aos nossos educandos compartilhar práticas corporais vivenciadas na escola, com os membros da comunidade visitada, visando a melhoria de autoestima dos mesmos.

Professora Responsável: Profa. Ma. Margareth de Paula Ambrosio

Doutoranda em Educação pela USEK-Cl; Mestre em Educação; Especialista em Educação Física Escolar; Especialista em Metodologias do Ensino; Membro do Grupo de Estudo em Ginástica Para Todos da PUC-Minas; Profa. de Educação Física do Colégio Santo Agostinho-BH.

Compartilhe