Notícias

07 de fevereiro de 2020

O que você leva na sua mochila?

Em suas mochilas nossos alunos trazem muito mais do que lápis, cadernos e livros. Nelas, eles carregam toda uma bagagem de valores como solidariedade, amizade, companheirismo. Ciente disso, o Colégio Santo Agostinho realizou, nesta quinta-feira, dia 06 de fevereiro, na Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia, a segunda edição da Bênção das Mochilas, reunindo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

“Independente do credo, da crença ou da vivência de cada um de nós, este é um momento em que a gente vem pedir a bênção para uma caminhada muito significativa. O ano escolar para vocês e para a gente, que trabalha com a educação, é muito importante. É cheio de significado”, afirmou o diretor Clovis Oliveira, na abertura da celebração.

Comparando a mochila com a vida, o diretor observou a importância de escolher bem o que cada um traz em sua mochila. “A gente tem de colocar o que é extremamente importante. Se colocar alguma coisa que não vai usar, será somente um peso para carregar. Muitas vezes a gente tira uma coisa da mochila e depois descobre que não podia ter tirado porque precisava dela.

Assim é a nossa vida. Se a gente coloca algo que não é importante, só nos atrapalha. Por exemplo, a inveja e a injustiça são coisas que pesam muito em nossa vida. Já outras coisas são superleves. Você pode encher sua mochila que não pesam, por exemplo, a solidariedade, a dedicação e a disciplina.

Por isso é que estamos aqui hoje, para pensar, nesses primeiros dias de aula: o que eu vou colocar de importante na minha mochila? O que eu não vou tirar de lá de jeito nenhum porque vai me fazer muita falta? E o que eu estou colocando que não serve pra nada, só me atrapalha?”, questionou.

Um convite à solidariedade

Clovis aproveitou a celebração para também dar as boas-vindas aos alunos, desejando a todos uma caminhada muito boa e uma preparação de excelência. “Que vocês não coloquem somente conhecimentos técnicos e acadêmicos em suas mochilas. Eles são importantíssimos! Mas que coloquem também novos valores e que não tirem delas os valores que já têm. Cada um sabe o que carrega em sua mochila, porque ela é algo muito íntimo.  É você que cuida dela, então cuide com carinho. E, se for necessário, e acho que vai ser, em alguns momentos ajude seu colega a carregar a mochila dele e a escolher coisas boas para colocar nela. Vocês já sabem o que significa solidariedade, já sabem a importância de cuidar do outro”, afirmou.

IMG_1268.JPG    IMG_1302.JPG    IMG_1311.JPG

IMG_1305.JPG    IMG_1376.JPG  IMG_1520.JPG

Perto de Deus, meu coração é terreno fértil

A coordenadora do Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais – Depas, Maria das Dores Correia, falou aos alunos sobre a importância deste momento e explicou o significado da celebração na igreja, ambiente apropriado ao silêncio interior.  

Quando eu silencio, trago comigo a fecundidade do pensamento. Se é um pensamento comprometido com o ambiente e com a história que está acontecendo, meu coração se torna terreno fértil. Nosso convite é para que vocês façam, nesse momento, o silêncio fecundo para que possamos receber a benção.

Em seguida, a Agente Pastoral, Érika Figueiredo, conduziu a celebração.

No encerramento, o agostiniano Frei Caio Lima, OSA, abençoou as mochilas e convidou os alunos para juntar os sonhos e desejos, confiando que Deus abençoará o nosso ano e que tenhamos muitas conquistas.

Encha sua mochila de amor

“As melhores experiências de vida não pesam na mochila”, esta foi a mensagem entregue aos alunos, por meio de uma tag, personalizada com o nome de cada um. A intenção é que ele possa leva-la em sua mochila durante todo o ano de 2020.  

IMG_1351.JPG  IMG_1317.JPG  IMG_1362.JPG

Compartilhe