Notícias

01 de abril de 2019

Nossos alunos da 1ª série EM estudam linguagem cinematográfica em trabalho interdisciplinar

Nossos alunos da 1ª série EM iniciaram o projeto interdisciplinar que estuda a linguagem cinematográfica. Neste trabalho, os estudantes são convidados a criar um curta-metragem relacionando as diversas áreas do conhecimento à produção textual.

O Projeto, desenvolvido nas aulas de Produção de Textos, tem por finalidade trabalhar as competências e habilidades linguísticas referentes ao gênero, além de promover o conhecimento e a autonomia na pesquisa interdisciplinar acadêmica.  

Para realização do trabalho, além dos professores da disciplina, o repórter, Ricardo Soares (Rede Globo Minas), irá acompanhar todo o processo de criação do curta-metragem com os alunos. Em um primeiro momento, Ricardo ministrou uma oficina em que orientou os alunos sobre as diversas possibilidades de produção.

IMG_6432.JPG

Após as orientações do repórter, os alunos já começaram a produção do roteiro. O projeto será produzido, totalmente, no ambiente virtual. No laboratório de informática as turmas começaram a utilizar uma das ferramentas do Office 365 – Microsoft: o Word.

Pelo e-mail institucional, criado para eles, os estudantes podem acessar a plataforma, escrever o roteiro e fazer alterações para visualização dos colegas, em tempo real.

Essa experiência é muito interessante, pois ao ter acesso aos aplicativos da Microsoft, os alunos terão agilidade e organização no trabalho. Além disso, os professores podem acompanhar todo o processo, também, em tempo real.

IMG_7328.JPG

Todas as orientações de uso da ferramenta da Microsoft foram repassadas pela equipe
de Tecnologia Educacional do Colégio. Os profissionais acompanham os alunos no laboratório
e podem tirar todas as dúvidas na utilização da ferramenta.

 

Roteiro, Produção e Premiação

O Projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo. Ao final da 1ª etapa, serão selecionados dois roteiros por turma e os ganhadores poderão escolher o elenco que participará do curta-metragem escrito por eles, assim como o papel que cada aluno escolhido desenvolverá. 

Na segunda etapa, terão início as gravações, ainda orientadas pelos professores e pelo repórter. Já na terceira etapa, os alunos irão divulgar o material que produziram e convidar a comunidade educativa para a noite de premiação, a ser realizada no Teatro Santo Agostinho. Haverá premiação nas seguintes categorias: Melhor atriz, Melhor ator, Melhor curta-metragem, Melhor trilha sonora, Melhor figurinista, Melhor edição de vídeo e Melhores diretores / roteiristas.

Vale ressaltar que as produções dos alunos devem ser totalmente originais. Com este Projeto, eles poderão vivenciar a convivência em equipe, a pesquisa acadêmica, a construção textual, além de ter seu trabalho publicado. O trabalho ajudará ainda os estudantes a entenderem o papel que as áreas do conhecimento e eles próprios desempenham no mundo.

Acompanhe o desenvolvimento do trabalho e as novidades pelo site e por meio das nossas Redes Sociais (Facebook, Instagram).

 

Compartilhe