Notícias

14 de novembro de 2018

Momento Cívico destaca o cuidado com as coisas públicas e com as pessoas

Os alunos da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio participaram do Momento Cívico realizado nesta quarta-feira, 14 de novembro, nos turnos manhã e tarde para refletir sobre o significado da Proclamação da República. No período da manhã o Momento Cívico marcou também a despedida dos alunos da 3ª série, que estão se formando. 

Na abertura, o professor Luiz Cláudio, representante da Cadeira de História, lembrou o primeiro Momento Cívico de 2018, realizado dia 20 de abril, quando os alunos escreveram, e depositaram em uma urna, alguns compromissos para a superação da violência, tema da Campanha da Fraternidade de 2018.  Entre eles estavam: fazer amizade com alguém que já o magoou, não praticar bullying e quando tudo for pedra, atirar a primeira flor. “Que por meio desses compromissos possamos construir um mundo com mais amor”, disse o professor.

 A importância da Proclamação da República, que pôs fim a mais de 60 anos de Monarquia e representou um novo começo para o nosso país, foi explicitada por uma das alunas da 3ª série do EM.  Na leitura, ela observou que, com a República, aprendemos a participar por meio do voto e com isso, conquistamos muitas vitórias. Mas, ainda assim, enfrentamos muitos problemas como a desigualdade, a corrupção e tantos outros. E, como cidadãos brasileiros, temos de nos empenhar, sempre mais para vencer os nossos desafios.

Lembrando o grande significado da palavra República, o diretor Clovis Oliveira afirmou que nunca foi tão importante falar e defender as coisas públicas. “ Nossa democracia é um dos valores que foi conquistado a duras penas. E todos nós somos responsáveis por ajudar a melhorá-la sempre mais. Por isso, é muito importante que, desde pequeno, a gente aprenda a se interessar   pelo cuidado com as coisas que são de todos. Cuidar das coisas públicas é também cuidar das pessoas. Que nunca deixemos de prestar atenção na República ou seja, no que é de todos!”.  

Despedida com agradecimento e emoção

Um dos momentos mais emocionantes do Momento Cívico foi a despedida do Colégio preparada pelos alunos da 3ª série, alguns deles estudantes do Santo Agostinho desde a Educação Infantil. 

Os alunos homenagearam as equipes de professores e funcionários com belas palavras que identificavam, de forma única, a experiência vivida em todos os segmentos, durante os anos que estiveram no Colégio.

Eles manifestaram seu afeto e gratidão por meio de palavras, músicas e abraços. No final, distribuíram rosas brancas para os homenageados, que também não esconderam sua emoção.    

Compartilhe