Notícias

08 de maio de 2019

Fun Day: arte, dança e esportes convertidos em amor ao próximo

Mais uma edição do Fun Day – manhã de esportes, dança e arte, foi realizada pelos alunos do Programa High School Canadense, na manhã de sábado, 04 de maio, no Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte.

Participaram alunos do 8º ano do EF à 3ª série do EM, professores, colaboradores e convidados especiais, entre eles representantes do Instituto Mário Penna - que cuida de pessoas com câncer, e familiares da Larissa Costa dos Santos, homenageada no Fun Day de 2018, e que faleceu no início deste ano.

O Fun Day foi idealizado pelo Programa High School Canadense, em parceria com o Depas, o Departamento de Educação Física e o Pró-aluno. A proposta do Projeto é fomentar a reflexão sobre a experiência de vida dos pacientes com câncer, doença que não faz distinção de sexo, idade ou poder econômico. Além disso, oferece aos estudantes uma prática de solidariedade, por meio da arrecadação de donativos para os pacientes do Instituto.

IMG_9233.JPG

Travessia da Esperança: uma inspiração

A criação do Fun Day teve como inspiração o atleta Terry Fox, um ativista canadense que lutou para arrecadar fundos para pesquisas contra o câncer. Ele foi acometido pela doença, perdeu uma perna e, com o uso de uma prótese, decidiu cruzar o país de costa a costa em busca de ajuda. Foram mais de 5 mil quilômetros percorridos, em 143 dias. Sua inciativa foi chamada de “Maratona da Esperança”.

lucena-2-365x245.jpg

Da preparação à realização: um grande aprendizado

A professora do High School, Jennifer De Guise, destacou o empenho dos alunos na organização do evento, nas aulas de liderança, e agradeceu a todos por participarem de “uma causa tão nobre”.

Durante a preparação, a equipe organizadora realizou diversas intervenções, com a participação de alguns professores, com o intuito de mobilizar os colegas para participarem do Fun Day.  As ações puderam ser acompanhadas por todos os alunos por meio da página criada por eles no Instagram: @fundaycsag

IMG_8507.JPG

O aluno Rafael Machado, da equipe organizadora, conta que quando teve contato com o Fun Day, pela primeira vez, há dois anos, não mensurava a importância do evento. “Imaginava que viria ao Colégio apenas para jogar bola. Mas agora percebo, junto com os meus colegas, que o Fun Day é muito mais do que isso, pois tem a finalidade de ajudar os pacientes do Instituto. Gostaria que todos entendessem que a sua participação contribui para torná-lo cada vez mais forte”.

Saber cuidar de si

IMG_9250.JPG

Ao falar aos participantes, a coordenadora do Programa High School, professora Sheila Leão, lembrou da importância de todos assumirem uma postura de prevenção diante do câncer, por meio de um estilo de vida saudável. “Quando vemos o caso da Larissa que, na idade de vocês, não teve o privilégio de ter os mesmos cuidados que vocês têm, percebemos o quanto é necessário cuidar do nosso corpo em todos os sentidos, em todas as esferas: eu com Deus, eu comigo e eu com o outro”.

Gesto concreto

IMG_9215.JPG

O convite para o Fun Day, trocado por doações, resultou na arrecadação de muitas caixas de leite de vaca, de soja e em pó; café e, ainda, doações em dinheiro que serão revertidas na compra de fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis.

Parabenizamos nossos alunos pelo empenho na organização do evento e o compromisso com a solidariedade.

Compartilhe