Notícias

10 de maio de 2019

Fontes históricas é tema de pesquisa e inspira exposição

Durante as aulas de História, a turma H do 3º ano aprendeu sobre Fontes históricas e, junto com a professora, preparou uma exposição sobre o tema, nos corredores do Colégio.

Nossos alunos refletiram sobre o que é e quem faz história. Após realizarem pesquisas e coletarem informações pessoais e objetos na própria família, eles puderam entender que nós também somos sujeitos da história e que ela é escrita por meio de provas e documentos.

A partir disso, os estudantes conheceram e descobriram o que são fontes históricas e como um historiador analisa e interpreta as fontes para escrevê-la. A palavra “fonte” é entendida no sentido de “documento”, ou seja, algo em que está registrando o testemunho de algum evento que ocorreu no passado. Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seus primórdios.

            A turma H pesquisou e descobriu:

  • Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc.
  • Fontes iconográficas: fotografias.
  • Fontes orais: depoimentos orais.
  • Fontes materiais: utensílios, objetos variados.

20190408_075331.jpg  20190408_075341.jpg  20190408_080109.jpg

Os alunos realizaram análises e refletiram sobre as fontes históricas e, após montagem da exposição, compreenderam os diferentes tipos de fontes e relacionaram com a produção do conhecimento histórico. 

O dia foi produtivo e de muito conhecimento.

 

 

 

Compartilhe