Notícias

06 de setembro de 2019

Festa do Ex-aluno reúne amigos de todas as gerações

#SentiSaudade. Esse foi o tema da nossa tradicional Festa do Ex-aluno realizada com grande alegria no último sábado, 31 de agosto. Uma tarde agradável em que reencontramos os velhos amigos e matamos a saudade dos bons momentos vividos na época do Colégio. Vieram ex-alunos que se formaram há pouco tempo e, também, aqueles que passaram pelo Colégio há 70, 50, 25 anos e, por isso, tiveram reconhecimento especial por meio de placas de homenagem e medalhas Ouro e Prata.

O Senhor Ângelo Roberto Mendes de Oliveira, da turma de 1955, foi o primeiro a chegar. Ele disse que vem à festa todos os anos e, este ano, telefonou para alguns colegas convidando-os para o encontro, pena que não conseguiu falar com todos.  Para ele, a melhor lembrança do Colégio é da convivência alegre com os padres, principalmente durante os jogos de futebol com batina.

O administrador de empresas José Otávio Pazzini da Silva, da turma de 1960, conta que estudou no Colégio por nove anos, juntamente com seus quatro irmãos, e também sente muita saudade do que viveu e aprendeu aqui. Seu colega de turma, José Rodrigues de Figueiredo, médico veterinário, afirma que apesar de ter estudado no Santo Agostinho somente por três anos, o Colégio marcou sua vida. “Vim de Almenara (MG) para fazer o Científico e os professores, cada um com seu estilo, foram muito importantes para o meu crescimento pessoal”.  

Seu neto, Marco Túlio Lopes de Figueredo, estudou no Colégio de 2006 a 2017 e hoje cursa Engenharia Espacial, na Rússia. Marco Túlio, que está de férias no Brasil, também falou do significado positivo que o Colégio teve em sua vida. “Agradeço muito aos professores, principalmente pela formação humana que recebi aqui”.

Baú 84: um tesouro que não se perde

-LeoPeixotoIMG_7075.jpg


O Ex-aluno Leonardo Santos Neves conta que desde 2005, quando completaram 25 anos de formados, a turma se organiza para vir à Festa e, quando se uniram aos colegas de 81, 82 e 83, que participavam com eles das Equipes Esportivas, chegaram a reunir mais de 100 pessoas. “A maioria dos alunos da nossa turma estudou junto do 5º ano à 3ª série do EM e, por isso, o Colégio tem um sentido muito especial em nossas vidas”.   Como vem acontecendo nos últimos anos, a turma que se formou em 1984 compareceu em peso e era uma das mais animadas. Para comemorar os 35 anos de formados trouxeram camisetas alusivas às Festas dos últimos 10 anos. Para este ano, eles escolheram a frase: Baú – 84, sendo a palavra baú uma referência ao local onde se guarda tesouros. Na camisa lia-se também: “ saudade do tempo de escola... dos colegas da cola... da Coca-Cola! O tempo vai passando e é grande a saudade de todos. Eternos Vital e Paulão” (uma homenagem aos colegas já falecidos).

Sua colega Mônica Amaral Lenzi diz que a Festa do Ex-aluno já faz parte dos compromissos agendados por cada um.  Morei algum tempo em Blumenau (SC) e durante esse período só deixei de vir à Festa uma vez, quando minha filha era bebê. Além das amizades que fiz no Colégio, alguns professores foram muito importantes para mim. Se hoje sou farmacêutica, foi muito em função do gosto que adquiri nas aulas do Dias, na época, professor de Química”, afirma.

Homenagens muito especiais

-LeoPeixotoIMG_7179.jpg -LeoPeixotoIMG_7152.jpg -LeoPeixotoIMG_7242.jpg

Este ano dois ex-alunos, com 70 anos de formados, receberam placas de homenagem: Ronald Ferreira de Aguiar e Francisco Monteiro da Cunha Magalhaes. O Sr. Ronald soube da festa por meio da sua sobrinha Paula, professora de Espanhol no Colégio, e fez questão de vir de Brasília, onde mora para participar.  Já o Sr. Francisco mora em BH e veio com toda a família. Sua nora, Lucineia Magalhães disse que todos ficaram muito emocionados com a homenagem recebida. “É a quarta geração da nossa família no Colégio: meu marido, eu, nossos filhos, todos estudamos no Santo Agostinho. Agora nossos netos também estudam!”.

Com 50 anos de formado, o médico ortopedista Vinícius Vieira de Souza reencontrou, na Festa, quatro colegas que não via há 50 anos, todos médicos. “Ao voltar ao Colégio, nossa emoção foi mais profunda e nossa saudade maior do que dos tempos da Faculdade de Medicina da UFMG. Tenho muita saudade, principalmente, do nosso futebol e até hoje guardo a faixa de campeão de 1969”.

Com a metade do tempo de formado, o oftalmologista Leandro Duarte de Carvalho, atualmente perito judicial e professor da Faculdade de Ciências Médicas, foi um dos homenageados da turma de 1994. Ele também fala com saudade do seu tempo de estudante. “Tinha a impressão que o Colégio era uma extensão da minha família, me sentia como se estivesse em minha própria casa. Lavarei para sempre os valores e os princípios éticos que aprendi aqui”.

Turma de 2018: sim, já deu tempo de sentir saudade

-LeoPeixotoIMG_7558.jpg

Andando pela Festa era possível encontrar ex-alunos de todas as idades, formados nos mais variados anos. Ao perguntar a turma que se formou no ano passado se já deu tempo de sentir saudade, as respostas foram unânimes: claro que sim! Mariana Freitas, que estudou por 12 anos no Santo Agostinho e está cursando Psicologia na PUC Minas afirma que as aulas de Ensino Religioso e Música estarão para sempre guardadas em seu coração.  Sua colega Ana Cecília, estudante de Engenharia Química, destaca as amizades e seu crescimento como pessoa como as principais conquistas do tempo de Colégio.

“Sim, já deu tempo de sentir muita saudade. Saudade dos amigos sempre juntos, do nosso futebol... de tudo de bom que este Colégio me trouxe nos 11 anos que estudei aqui”, afirma Lucas Fonseca, atualmente estudante de Relações Internacionais, na PUC Minas.

Além dos encontros e dos muitos abraços, a Festa do Ex-aluno foi animada por muita música boa, com as bandas CSAmba, formada por ex-alunos, e Poison Gas, composta por alunos do Ensino Médio que mostram grande talento também na música.    

     

Para ver todas as fotos da Festa, clique abaixo: 

-LeoPeixotoIMG_7026.jpg 190831_175531-1-.gif 190831_172733.jpg
Acesse aqui o flickr Clique aqui para ver todos os gifs Veja aqui as fotos da Cabine




Compartilhe