Notícias

10 de agosto de 2018

Encontro com a autora Soraia Vasconcelos

Dentro da programação da Bienal do Livro, cujo tema em 2018 é "As muitas MINAS e os diversos GERAIS”, os alunos do 4º ano estão lendo o livro “ABC do Museu” e 1º de agosto foi o dia do encontro com a autora Soraia Vasconcelos.

A obra conta, de A a Z, a história de Minas Gerais, por meio dos objetos e ofícios do Museu de Artes e Ofícios, além de tratar de assuntos relacionados ao patrimônio histórico. Essa história é retratada, principalmente, através de poemas, mas também possui textos informativos e narrativos, todos repletos de poesia.

Soraia, que também é jornalista e museóloga, iniciou a conversa contando a história de uma boneca que era da sua tia e que agora é sua. A turma ficou encantada quando viu aquele objeto tão delicado e repleto de história.

Com profundo conhecimento de Minas Gerais e dos saberes populares, a autora falou sobre a importância do patrimônio, a origem de alguns nomes das comidas mineiras, o processo de escrita do seu livro e também de muita prosa ouvida nos vários cantos do nosso estado.

A escritora despertou nos alunos a vontade de conhecer a história dos objetos repletos de memória, que nossas famílias guardam com tanto carinho. Assim, compreendemos que, na verdade, todos esses objetos falam é de nós mesmos. E é tanta história...

A aluna Júlia Prado de Oliveira registrou o encontro assim:

“O que mais gostei foi de interagir, ou seja, participar, perguntar e descobrir coisas que eu não sabia. Foi muito significativo saber a história da boneca que a tia da Soraia guardou a vida toda e que agora é dela. Aprendi muito com esse encontro, que foi divertido e de muita aprendizagem. Ele foi além das minhas expectativas. Adorei!!”

A aluna Larissa Pedreira Rabelo deixou este registro:

“ No momento do encontro com a Soraia, tirei várias dúvidas e adorei as histórias que ela contou. Também, adorei ler o livro “ABC do Museu”! Aprendi várias histórias sobre os objetos e ofícios do passado de uma maneira fácil e divertida”.

Compartilhe