Notícias

12 de julho de 2017

Desenvolvendo habilidades para o futuro

Nas atividades realizadas durante as aulas de Empreendedorismo e Novas Tecnologias, oferecidas à 2ª série do Ensino Médio, os alunos são convidados a desenvolver uma série de habilidades importantes para seu sucesso pessoal, escolar e futuramente profissional.

A última dinâmica realizada em sala trabalhou, de forma lúdica, com as turmas comunicação, trabalho em equipe, planejamento, organização, persistência, liderança, empatia e coordenação motora.

Os alunos foram divididos em grupos de quatro integrantes, sendo um líder, um operário e dois observadores temporários. Eles tinham, a cada rodada, três minutos para construir uma torre usando palitos de fósforo.

O aluno na função de operário tinha os olhos vendados e apenas ele poderia tocar nos palitos para construir a torre. O aluno na função de líder tinha que auxiliar o colega (operário) descrevendo tudo que ele deveria fazer para alcançarem o objetivo. Os outros dois alunos observadores tinham a função de analisar a construção da torre e as reações dos colegas e, ao final, dar o feedback daquilo que foi percebido. Ao terminar o tempo, as duplas trocavam de funções e recomeçavam o trabalho.

A atividade possibilitou aos alunos uma reflexão pessoal a respeito das dificuldades e facilidades encontradas e necessidade de desenvolver alguma habilidade específica. O grande aprendizado obtido com essa dinâmica foi a percepção que a comunicação é um ponto fundamental em todas as situações e, além disso, é uma habilidade bastante complexa e que precisa ser constantemente trabalhada.

Veja fotos do trabalho dos alunos.

Compartilhe