Notícias

16 de novembro de 2020

Educação Bilíngue: uma aprendizagem para além do ensino da língua inglesa

A Educação Bilíngue é o caminho para uma aprendizagem alinhada aos desafios desse novo tempo e, aqui no Colégio, trabalhamos para além do ensino da língua inglesa, introduzindo conteúdos de outras disciplinas no segundo idioma.

Com isso, desenvolvemos habilidades socioemocionais fundamentais para o futuro dos nossos estudantes, como pensamento crítico, solução de problemas, trabalho em grupo, colaboração, cooperação e criatividade.

Veja a seguir alguns dos trabalhos desenvolvidos com os alunos do 1º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, nas aulas de Language e Science.   

Aprendendo um novo vocabulário

Nas aulas remotas de Language, os alunos do 1º Período aprenderam o vocabulário relacionado a roupas. Aprenderam também sobre o que vestimos quando está quente e o que vestimos quando está frio, aplicando o vocabulário aprendido.

Vamos estudar sobre os animais? 

Nas aulas remotas de Science, os alunos do 1º Período aprenderam muito sobre os animais: necessidades básicas de sobrevivência, abrigos, locomoção, cobertura corporal e as partes do corpo. Para contextualizar o aprendizado, construíram um ninho de passarinho, realizaram brincadeiras com massinha e fizeram trabalhos manuais.  

Alunos e professoras compartilharam também imagens dos seus animais de estimação e usaram sua criatividade para desenhar um animal que gostariam de ter. Todos aprenderam e se divertiram muito com os animais virtuais! 

Não podemos estar pertinho uns dos outros, mas estamos nos divertindo e aprendendo muitas coisas em nossas aulas.

Quais as principais características do Sistema Solar? 

Nas aulas remotas de Science, os alunos do 2º Período estudaram o Sistema Solar e conheceram suas principais características. Para isso, participaram de diferentes vivências e atividades envolvendo os planetas, as estrelas – sobretudo o Sol –, a Lua e suas fases, e aprenderam como ocorrem o dia, a noite e as estações do ano. Uma das atividades propostas foi a construção do Sistema Solar e das fases da Lua, usando com criatividade os materiais que tivessem disponíveis em casa.

 

Alunos observam o tempo e as mudanças climáticas 

Os alunos do 1º Ano estudaram, nas aulas remotas de Science, sobre o clima e aprenderam a observar o tempo e as mudanças climáticas que ocorrem no dia a dia. Para observar a força e a direção do vento, fizeram uma WINDSOCK com material reciclado. Eles observaram e registraram suas descobertas com vídeos, fotos e desenhos.  

Observando os objetos do dia a dia

Nas aulas remotas de Science, os alunos do 2º Ano aprofundaram e ampliaram o conhecimento sobre as propriedades e os usos dos materiais. Ao longo dos meses de setembro e outubro, eles aprenderam a identificar os materiais, suas origens e algumas de suas propriedades, tais como transparência, flexibilidade e permeabilidade. A ludicidade, a interação e a experimentação fizeram parte de diversas aulas, e os alunos foram motivados a compreender os conceitos por meio da observação dos objetos do seu dia a dia. 

Aprendendo sobre os astros do Sistema Solar: Sol, Lua, estrelas e planetas 

As aulas remotas de Science proporcionaram aos alunos do 3º Ano aprendizado e aprofundamento de seus conhecimentos sobre os astros do Sistema Solar – o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas. Ao longo dos últimos meses, eles puderam perceber e identificar os diferentes corpos celestes visíveis no céu durante o dia e durante a noite. A ludicidade e a experimentação foram essenciais para motivá-los e ajudá-los na compreensão dos conceitos estudados nas aulas.

Qual a sua cidade dos sonhos?

Os alunos do 4º Ano trabalharam com o tema Minha Cidade (My Town) e elaboraram um pôster de sua cidade dos sonhos. Nessa atividade, além de desenvolverem a criatividade, os alunos puderam praticar o vocabulário por meio de produção oral personalizada. Todos aprenderam e se divertiram muito!

Nossos pequenos cientistas serão grandes astronautas 

Os alunos do 5º Ano estão, a cada dia, mais envolvidos com as aulas remotas de Educação Bilíngue. Para as aulas de Science, gravaram vídeos sobre os projetos interdisciplinares desenvolvidos em Ciências e Arte. Em um dos projetos, mostraram o que aprenderam sobre o ciclo da água. Em outro, criaram uma espaçonave enquanto estudavam o Universo. O resultado foi incrível! Se depender deles, nossos pequenos cientistas serão grandes astronautas! Ficamos muito felizes com o resultado. Afinal, queremos vê-los voando cada dia mais alto!

 

Compartilhe