Notícias

17 de dezembro de 2018

É tempo de natal! O amor e o afeto se fazem presentes nas confraternizações do Depas

Cultivando o desejo de ajudar o próximo e colocando em prática os ensinamentos de Santo Agostinho, o Programa de Voluntariado Pastoral, desenvolvido pelo Depas (Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais) com a participação dos alunos, promove a solidariedade por meio de ações sociais em diversas instituições.

Em clima de Natal, os voluntários visitaram as instituições parceiras: Lar de Idosas Frei Zacarias, Projeto Assistencial Novo Céu e Instituto Mário Penna, levando música, carinho e alegria. Já as crianças das creches Morada Nova e Padre Eustáquio foram recebidas pelos alunos, ex-alunos e equipes do Depas e de Educação Física, aqui no Colégio.

Nessas confraternizações, celebramos com os assistidos a trajetória de 2018, agradecemos aos funcionários das instituições pelo acolhimento e também aos alunos voluntários pelo importante trabalho realizado neste ano.

Música para alegrar as tardes no Instituto Mário Penna

Buscando alegrar a tarde dos pacientes e seus acompanhantes, os voluntários tocaram e cantaram músicas que fazem parte do repertório desse projeto. Também distribuíram donativos arrecadados no Colégio junto com bombons e cartões com mensagens de natal escritas pelos próprios alunos.

39634d36-9e90-4533-bd15-dc4400b5163c.jpg

O projeto Vida Feliz realiza visitas ao Hospital todas as quartas-feiras.

A visita foi documentada pela TV Globo, veja aqui. 

Gestos de carinho e alegria no Novo Céu

Na confraternização de natal no Projeto Assistencial Novo Céu, nossos alunos se fizeram presentes levando carinho, acolhida e alegria por meio da música e do lanche compartilhado.

Nesse projeto, que abriga portadoras de paralisia cerebral, os alunos vivenciam e testemunham a cultura da solidariedade, com a realização de visitas periódicas.

Compartilhando experiências entre gerações

Conversa, troca de carinhos e abraços fizeram parte da visita dos voluntários ao Lar de Idosas Frei Zacarias, que atende mulheres idosas. O projeto reúne as duas realidades, juventude e velhice, por meio dele, os alunos compartilham experiências e convivem com as diferenças existenciais. Na confraternização de Natal, além de um delicioso lanche compartilhado e dos presentes, que os voluntários distribuíram, eles tocaram, cantaram e dançaram juntos em uma tarde de muita alegria.

IMG_3878.JPG 

Interação, brincadeiras e diversão para receber as crianças das creches   

Alunos, ex-alunos, equipes do Depas e Educação Física se uniram para receber, no Colégio, as crianças das creches Morada Nova e Padre Eustáquio. Teve jogos interativos, brincadeiras e muita diversão.

Mas eles não teriam presentes, justo no Natal? Pensando nisso, Rita de Cassia, esposa do coordenador de Educação Física, Santelmo, encomendou um jogo da memória especial para oferecer às crianças. Além disso, a aluna Sofia Miraglia montou, com a ajuda da sua mãe e da avó, um kit escolar que também foi distribuído aos visitantes. “Eu sinto que eu tenho muita sorte, tenho tantas coisas, uma família incrível, estudo em uma escola maravilhosa então, o que eu quero fazer é retribuir, mesmo que com pouco”, disse Sofia.  

IMG_4214.JPG

Uma experiência que vale para a vida toda

As experiências vividas no Voluntariado Pastoral são importantes para vida toda. Nessa semana especial de Natal, vários ex-alunos participaram das visitas às instituições assistidas. O ex-aluno João Henrique Andrade participou da acolhida das crianças no Colégio e conta sobre o significado do voluntariado em sua vida:  

“Comecei a fazer parte do voluntariado quando eu tinha 11 anos e passei por vários projetos do Depas. Formei em 2015 e, mesmo depois, não quero perder o contato com os projetos do Voluntariado. A nossa vida é muito corrida, mas pelo menos uma vez ao ano preciso vir aqui. A gente sai muito melhor do que entrou. É um dia de diversão, de se doar totalmente e de sair renovado. Não podemos abandonar as nossas raízes.”

IMG_4007.JPG

João Henrique com a coordenadora do Depas, Maria das Dores

As confraternizações de Natal foram momentos especiais para as pessoas das instituições, mas, mais ainda, para os nossos alunos que vivenciaram uma nova experiência de aprendizado, amor e afeto. 

Para você, o que é o Voluntariado Pastoral? 

Alunos, ex-alunos e agentes do Depas repondem a pergunta. Assista ao vídeo abaixo.  

Para ver mais fotos do Natal Solidário do Depas, clique aqui

Compartilhe