Notícias

12 de abril de 2019

Documentarista fala sobre a realidade dos refugiados sírios no Líbano

Documentarista fala sobre a realidade dos refugiados sírios no Líbano

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio receberam, nesta semana, a visita da jornalista e produtora de audiovisual, Luciana Julião, que veio falar sobre os refugiados sírios, que vivem no Líbano. A atividade foi realizada como parte do conteúdo de Geografia - União europeia e crise migratória, nas aulas do professor Renato Pequeno.

Luciana é tia da aluna Beatriz Julião, da 2ª série – turma C, que a indicou para falar sobre o assunto por ter visitado por duas vezes, em 2017 e em 2018, um campo de refugiados sírios, no Líbano, e estar produzindo um documentário contando sua experiência.

A documentarista, descendente de libaneses, diz que foi ao Líbano pela primeira vez em 2017, com a família, para saber um pouco mais das suas origens. Lá, conheceu a Ong URDA, que administra os campos de refugiados no país. Conheceu também um campo de refugiados e se sentiu muito tocada, sobretudo, com a presença das crianças.

De volta ao Brasil, intermediou o contato entre a URDA e o projeto social: “Paz em Movimento”, de uma universidade do Rio de Janeiro, que trabalha com esportes, em áreas de déficit social no Brasil e no exterior.

No ano passado, Luciana voltou ao Líbano, juntamente com a equipe do “Paz em Movimento” e iniciou a produção do documentário: Refúgio, a casa que me habita. “Quero discutir a imigração e o refúgio sob a ótica da identidade, mostrando o que carregamos conosco quando vamos embora”, explica.

No Colégio, Luciana falou sobre os refugiados sírios que vivem no Líbano, com o olhar de quem vivenciou um pouco dessa realidade. “Os alunos me escutaram com respeito e atenção e apresentaram questões importantes de serem vistas e refletidas no mundo global em que vivemos”, afirma.            

 

Compartilhe