Notícias

16 de novembro de 2020

Dentro de casa, ampliando fronteiras

Em tempos de ensino remoto, nossos professores não medem esforços para, mesmo de dentro de casa, ampliar fronteiras, por meio da criatividade e da interação com os alunos nas aulas online. Com esse propósito, convidamos todos vocês, alunos e familiares da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio, para participarem da Semana Especial de atividades, que realizaremos de 16 a 20 de novembro.
 
Serão promovidas várias atividades, abordando temas que variam desde a experimentação de receitas de comidas típicas, até questões de Astronomia e apresentação de músicas que despertam lembranças (os alunos farão uma espécie de show de talentos com seus familiares).
 
Veja, abaixo, a programação completa: 


  1ª SÉRIE  


 
Dia 16/11 – segunda-feira


Horário: das 16h30 às 17h50
Guacamole: receita típica mexicana (Professor Fabiano Amaral)
Atividade que pode envolver toda a família e trabalha a gastronomia hispana, por meio da elaboração de um prato.
Os alunos deverão ter em casa: 2 abacates maduros (se for o avocado, tem que ser três unidades), 1 limão e coentro.

Dia 17/11 – terça-feira


Horário: das 10h às 11h30

Desvendando a Astronomia (Professores Guilherme Kaeser, Matheus Pagy e Thiago Nacif)
Objetivo: Explorar o sistema Solar, suas descobertas, curiosidades e influencias no desenvolvimento na Terra.
Atividades: Entrevista com o Aluno Leonardo Chiari; Construção de uma bússola simples (importância dos pontos cardeais); Construção de um relógio de Sol simples; Como observar o Céu da nossa casa; Descoberta da água na Lua. (Atualidades)
Materiais a serem utilizados: Agulha, rolha de cortiça, um ímã permanente e um prato com água. Uma garra de água 500ml transparente, barbante, papel e cola. Programa Stellarium.

Horário:  das 16h30 às 18h

Cozinhando sincronicamente (Professores James, Tarso, Euler e Marice)
Objetivo: Explorar vocabulário e instruções de passo-a-passo na confecção de receitas culinárias preparadas por professores e também por alunos e executada por todos ao mesmo tempo.
Possíveis receitas: James (pancakes), Laura Ulhoa (chocolate chips cookies), Manuela Sclave (apple pie). 


Dia 18/11 – quarta-feira


Horários: das 16h às 17h30 ou dia 20/11 (sexta-feira) das 10h às 11h50
Entendendo o que (não) vemos
 (Professores Luciane e Eduardo)
Objetivo: Demonstrar algumas propriedades dos combustíveis a partir de experimentos inusitados; Preparar uma tinta invisível (simultâneo com alunos); Abordar as relações entre a experiência individual e o método científico; Explorar a formulação de hipóteses e a busca de evidências a partir de experimentos.
Materiais a serem utilizados: limões, água, uma fonte de calor (ferro de passar, secador).


Dia 19/11 – quinta-feira


Horário: das 10h às 11h50
COMER OU NÃO COMER? eis a questão. 
(Professores Cláudia Cinara, Daniel, Géssy, Luciane e Mateus)
Objetivo: Abordar a relação entre alimento e produto alimentício; Explorar a leitura de rótulos; Discutir os aditivos alimentares; Fazer a atividade, com os alunos/pais, envolvendo o aplicativo de celular Desrotulando; Realizar o experimento extração do DNA do morango.
Materiais a serem utilizados: 3 Morangos; 150 mL de água (de preferência filtrada ou mineral); 1 colher de detergente; 1 colher de sal; 150 mL de álcool;1 saquinho tipo "zip loc"; 1 filtro de papel ou 1 filtro de pano ou gaze; 1 funil ; 1 palito de madeira (tipo pau-de-laranjeira, para manicure, encontrado em drogarias); 1 copo transparente.


Dia 20 – sexta-feira


Horário: das 15h20 às 16h
Escape Game: inovação, mercado de trabalho 4.0 e educação 4.0
 (Professores Leandro e Natália).
Objetivo: Associar as revoluções industriais com suas respectivas inovações e mudanças nas profissões; Discutir a evolução temporal de habilidades para o Mercado de Trabalho; Analisar como a Educação tem mudado para promover as habilidades do Mercado de Trabalho. Será utilizado o Google Forms para execução do jogo e o Microsoft Forms para interação com os pais e alunos.


Horário: das 17h30 às 18h30
Memórias musicais
 (Professoras: Carla, Renata (EF), Carol e Raphaelle)
Objetivo: Realizar, em um primeiro momento, uma atividade que envolva apresentação musical, a qual revela a música e seu caráter social, entre gerações, e a música como forma de memória afetiva. Os alunos farão uma espécie de show de talentos com seus familiares, apresentando músicas que despertam as lembranças. Em seguida, um professor convidado irá explicar o movimento de 3 ritmos diferentes, em uma aula interativa com a família, a fim de explorar a dança como elemento temporal de uma sociedade.


Horário: das 19h30 às 20h30
A Maquiagem entre a Química e a História
 (Professores: Renata e Andrea)
Atividade em que juntos aos estudantes faremos uma automaquiagem e, ao mesmo tempo, abordaremos as características químicas e históricas dos produtos usados.
Materiais a serem utilizados: Protetor solar colorido (ou base), Blush, Bronzer/ iluminador, Rímel transparente, Rímel marrom ou preto, Lápis marrom ou preto, Delineador, Batom, Corretivo, Sombra (castanho, marrom acinzentado, marrom café ou chocolate, preto, pérola ou dourada), Pincéis, Cotonete, Algodão, Demaquilante. Não se esqueça de um espelho e de estar em um local iluminado!

Para participar das aulas, os alunos podem acessar os links pelo calendário do Tems ou diretamente com o professor.

Para mais informações, acesse os flyers e vídeo abaixo, produzidos pelos professores. 


  2ª SÉRIE  

Dia 17/11 – terça-feira


Horário: das 10h às 12h
A fonte mágica (Professor Humberto)
Objetivo: Construir uma Fonte de Heron com o intuito de por em prática os conhecimentos de pressão, verificar os efeitos da pressão atmosférica e por último, mas não menos importante, aprimorar habilidades manuais e estabelecer um paralelo com o sifonamento que está presente em boa parte das instalações hidráulicas residenciais.
Materiais a serem utilizados: 3 garrafas (preferível pet 2 L) , 6 canudos, cola quente ou à base de silicone, 1 prego ou furadeira, alicate e tesoura.
Apresentação em PowerPoint com as instruções necessárias e questões para a discussão dos resultados.

Dia 18/11 – quarta-feira


Horário:  das 16h30 às 18h00
Cozinhando sincronicamente (Professores James, Tarso, Euler e Marice)
Objetivo: Explorar vocabulário e instruções de passo-a-passo na confecção de receitas culinárias preparadas por professores e também por alunos e executada por todos ao mesmo tempo.
A partir da definição das receitas, listaremos os ingredientes necessários para que todos estejam preparados e possamos qualificar o processo e otimizar o tempo. Possíveis receitas: mac n’ cheese (James), french toast (Tarso)
 

Dia 19/11 – quinta-feira


Horário:  das 10h às 11h50
COMER OU NÃO COMER, eis a questão (Professores Cláudia Cinara, Daniel, Géssy, Luciane, Mateus)
Objetivo: Abordar a relação entre alimento e produto alimentício; Explorar a leitura de rótulos; Discutir os aditivos alimentares; Fazer a atividade, com os alunos/pais, envolvendo o aplicativo de celular desrotulando; Realizar o experimento extração do DNA do morango.
Materiais a serem utilizados:  3 Morangos; 150 mL de água (de preferência filtrada ou mineral); 1 colher de detergente; 1 colher de sal; 150 mL de álcool;1 saquinho tipo "zip loc"; 1 filtro de papel ou 1 filtro de pano ou gaze; 1 funil ; 1 palito de madeira (tipo pau-de-laranjeira, para manicure, encontrado em drogarias); 1 tubo de vidro.

Horário:  das 11h às 12h
Feijão tropeiro e Mineiridade (Professores Verdin e Carlos).
Objetivo: Analisar e discutir aspectos da mineiridade a partir da culinária mineira. Ao cozinharmos o feijão tropeiro, discutiremos aspectos da formação da sociedade em Minas Gerais e os elementos de sociabilidade e identidade presentes no ambiente da cozinha dos mineiros.

Horário:  das 15h às 15h50
Oficina de Escrita Criativa (Professores Bárbara, Flávia, Fernando, Laura).
A Oficina tem como objetivo, além de aproximá-los da escrita literária, oferecer um espaço para que os alunos interessados possam escrever de forma livre e criativa. Levando em consideração o tempo em que vivemos e pensando em um diálogo com o Sarau, as temáticas que nortearão tanto os textos motivadores quanto os textos a serem produzidos serão questões relativas à vivência em tempos pandêmicos: o estar em casa, o isolamento e a própria solidão. A partir dessa oficina, espera-se, portanto, não só atender a demanda de alguns adolescentes que têm interesse pelo assunto, mas também estimular a escrita desses alunos seja de forma individual, seja em família – como propõe a dinâmica da semana.

Horário:  das 16h30 às 17h50
Guacamole: receita típica mexicana (Professor Fabiano Amaral)
Atividade que pode envolver a família e trabalha a gastronomia hispana através da elaboração de um prato.
Os alunos devem ter em casa: 2 abacates maduros (se for o avocado, tem que ser três unidades) 1 limão e coentro.

Horário:  das 19h às 19h50
Sarau (Professores Bárbara, Flávia, Fernando, Laura, Renato Pequeno).
Sarau com o Tema: Solidão - apresentações dos alunos, das famílias e dos professores.
Inscrição dos participantes por meio de um formulário no Forms.



Dia 20 – sexta-feira


Horário: das 15h20 às 16h
Escape Game: inovação, mercado de trabalho 4.0 e educação 4.0 (Professores Leandro e Natália).
Objetivo: Associar as revoluções industriais com suas respectivas inovações e mudanças nas profissões; Discutir a evolução temporal de habilidades para o Mercado de Trabalho; Analisar como a Educação tem mudado para promover as habilidades do Mercado de Trabalho.  Será utilizado o Google Forms para execução do jogo e o Microsoft Forms para interação com os pais e alunos.

Para mais informações, acesse os flyers e vídeo abaixo, produzidos pelos professores. 

Para participar das aulas, os alunos podem acessar os links pelo Calendário do Teams ou solicitar acesso, diretamente com o professor.

Não percam. Contamos com a participação de todos!


 

Compartilhe