Notícias

24 de outubro de 2017

Crianças do Projeto Providência visitam o Colégio

Mais uma experiência de amizade e troca de conhecimentos foi realizada entre os alunos do 6º ano do Colégio Santo Agostinho –  Belo Horizonte e os educandos da Associação Projeto Providência, nos turnos da manhã e da tarde, do dia 20 de outubro.

Depois da visita do 6º ano ao Projeto Providência (PP), no bairro Taquaril, em junho, agora, foi a vez dos educandos do PP, que acolhe crianças e adolescentes em situação e risco social, virem ao Santo Agostinho.

No colégio, eles foram acolhidos pelas turmas de 6º ano, juntamente com a professora de Ensino Religioso, Vera Lúcia O Neiss, a coordenadora do Depas, Maria das Dores Correa, e diversos professores que se envolveram e participaram da experiência, realizando oficinas, com o objetivo incentivar a  integração dos grupos.

Foram promovidas as seguintes oficinas:

Capoeira – Vivência de novos valores e ampliação do universo cultural, reconhecendo a Capoeira como instrumento de grande referência na História de resistência do povo brasileiro. (Educador Charles).

Jogos e Brincadeiras - Proporcionou momentos de socialização e convivência por meio de jogos e brincadeiras. (Professores Mimi e Renato Machado).

Dança - Valorização da expressão corporal e singularidade da cultura brasileira pela dança.  (Educador Wellison).

Teatro – Momentos de descobertas com o espaço físico, a vocalidade, a corporeidade e a teatralidade). (Educador Gustavo).

Desenho (Arte Mangá) -  utilização desse estilo artístico usado no Japão, nas histórias em quadrinhos, para contar as lendas japonesas por meio de desenhos (Professor Wilton).

Oficina de Circo -  Desenvolvimento de jogos dinâmicos, despertando a imaginação do educando com jogos teatrais e elementos circenses. (Educador Juliano).

Oficina Ciência Divertida –  Convivência e socialização por meio da Ciência, de maneira experimental e lúdica. (Professoras Stella e Marcela).

Oficina Artes Manuais – Despertar da criatividade dos educandos, que produziram objetos transformados em arte (Educadora Valesca)

O intercâmbio entre os alunos do Colégio e os educandos do Projeto foi realizado pelo quarto ano consecutivo e é resultado de uma reflexão, nas aulas de Ensino Religioso, sobre o tema da CF/2014: “Fraternidade e Tráfico Humano” e a vulnerabilidade das crianças e adolescentes diante dessa triste realidade. Após o estudo, as turmas foram convidadas a apresentar iniciativas sociais que dizem “não” às situações de exclusão. “Várias ONGs e projetos sociais foram apresentados pelos alunos, mas o Projeto Providência apareceu em todas as turmas. Por isso, optamos por conhecê-lo e colaborar com ele”, afirma a professora Vera Neiss.

Compartilhe