Notícias

10 de maio de 2019

Conto de José Saramago inspira Instalações Artísticas da 1ª série

A partir da leitura do Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, os alunos da 1ª série do EM foram desafiados a produzirem Instalações Artísticas, que estão expostas nos corredores do Colégio. O trabalho envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Filosofia e Artes Visuais.  

A interpretação e o aprofundamento do texto de Saramago aconteceram nas aulas de Português e desdobraram-se em discussões nas aulas de Filosofia, sobre o conceito de Felicidade, segundo a máxima de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”.

Por fim, nas aulas de Artes Visuais, os alunos foram convidados a criar instalações artísticas, inspirados nas questões teóricas que permearam os estudos literários e filosóficos realizados por eles.

Veja as fotos de alguns dos trabalhos produzidos.

IMG_9200.JPG  IMG_9524.JPG  IMG_9528.JPG

 

O Conto da Ilha Desconhecida

O livro do escritor português José Saramago foi lançado em 1997. É uma história na qual, em poucas páginas, o autor descreve metaforicamente o mundo, referindo também aspectos do ser humano, suas ambições e, em especial, as suas frustrações. Trata-se de um homem que, depois de insistir muito, consegue do rei uma embarcação para procurar uma ilha que, segundo ele, ainda não tinha sido descoberta por viajantes e geógrafos.

 

 

 

Compartilhe