Notícias

26 de março de 2018

Colégio realiza Caminhada pela Paz e reafirma a esperança em um futuro melhor

“Quando tudo for pedra, atire a primeira flor”. Foi este o lema da Caminhada pela Paz, realizada pelo Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte, no sábado, dia 24 de março, pelas ruas do bairro Santo Agostinho. Inspirada no projeto “Paz pela Paz”,  desenvolvido com os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, em sala de aula, a Caminhada ressaltou também o lema da Campanha da Fraternidade 2018: “Em Cristo somos todos irmãos” Mt 23,28.

Participaram cerca de 3 mil pessoas, entre alunos, familiares e educadores. A concentração teve início às 7h30, na Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia Legislativa) com apresentação da Banda da Polícia Militar, seguida de reflexões sobre o tema, ao som da música “Paz pela Paz”, de Nando Cordel.  

O diretor Clovis Oliveira falou aos presentes, lembrando que a paz é uma virtude a ser construída e experimentada no dia a dia. “Quando vejo tantas famílias, tantas crianças aqui reunidas, penso que se tivermos esse compromisso com a construção da paz, conseguiremos um mundo com mais justiça social e mais solidariedade entre as pessoas. Mas, para isso, é preciso prontidão, porque a paz começa em mim, em você, em cada um de nós.  Que essa caminhada seja uma primeira ação diante das muitas que podemos assumir. A educação é uma plataforma importante nessa construção. Que esse seja o nosso compromisso, a nossa meta!”, afirmou.

Em seguida, os participantes saíram em caminhada, percorrendo as seguintes ruas do bairro: Av. Barbacena, Rua Araguari, Rua Aimorés e Olegário Maciel, de onde retornaram ao ponto de partida. No trajeto, muitos cartazes e estandartes, produzidos pelos próprios alunos e professores, ressaltavam a importância de se construir a paz, por meio do respeito, amizade, amor, solidariedade, partilha. Os participantes usaram bandanas brancas, com a frase “Quando tudo for pedra, atire a primeira flor”.        

De volta à Praça da Assembleia, para o encerramento, as crianças leram frases sobre a paz e, todos juntos, cantaram e rezaram de mãos dadas pela Paz no mundo.

Compartilhe