Notícias

29 de junho de 2020

Arraiá do Gustin online: momento de encontro e alegria

2020 já começou dando uma rasteira na gente. Trouxe consigo uma pandemia. Algo que não esperávamos e que tem nos trazido muitos desafios.  

Lá em 18 de março, dia em que o Colégio começou o distanciamento social,  não sabíamos que, desde então, tudo seria diferente. A aula passaria a ser online, apenas pela tela do computador. Ferramentas e plataformas deveriam ser definidas, buscando desenvolver habilidades e considerando o perfil de cada aluno.

Nesta realidade, planejar uma festa junina parecia inimaginável. Definir um tema; criar, junto com os alunos, a decoração; trabalhar a regionalidade, as danças, a cultura brasileira na sala de aula. Tudo isso parecia impossível. Festa junina é sinônimo de encontro, de contato, de proximidade.

Pois é. Mas 2020 também tem trazido força, reinvenção, adaptação. Trouxe para bem pertinho da gente a tecnologia. Com isso, os encontros passaram a ser digitais, mas não menos sinceros, legítimos, transparentes.

E o que antes parecia impossível, se tornou uma realidade. Por que não pensar em uma festa junina online? Por que não uma festa na casa de cada um dos nossos alunos? Por que não uma festa que contemplasse a todos, da educação infantil ao ensino médio?

E assim foi. No dia 27 de junho, tivemos a nossa festa junina online na plataforma Microsoft Teams. Ou melhor, tivemos o Arraiá do Gustin. Queríamos que a Festa transportasse vocês para o Colégio, por meio da animação, das cores, da música e pela presença dos professores. E que principalmente, permitisse esse encontro entre os professores, alunos e suas famílias; pois o que importa pra gente é a alegria de estarmos juntos. E nosso desejo se realizou!

De casa, alunos e suas famílias dão vida ao Arraiá do Gustin

quad-3.jpg quad-4.jpg quad2.jpg

Começamos o Arraiá pela educação infantil, às 9h30. A casa estava animada, a família reunida, já se deliciando com as comidas típicas pedidas na cantina Ligeirinho.

Os professores de Educação Física, Marcos Liparini e Juliana Nahas, conectados, também, pela tela do computador, nos contaram sobre a história da festa junina, dançaram, brincaram colocando o rabinho no burro e divertiram a família toda.

Às 10h30, começamos a festa do Ensino Fundamental 1. Para esse momento, tivemos a participação especial do professor Alexandre Oliveira e da coordenadora de Artes e Cultura, Marly Galletti, que há muitos anos nos presenteia com as músicas tocadas em seu acordeon. Os dois, juntos ao Marcos e à Juliana, animaram toda a festa com a quadrilha, muita música e alegria.

Clovis Oliveira, diretor do Colégio, participou, de casa, dos dois momentos mas, no segundo, de uma forma ainda mais especial. Além de diretor, participou como pai da Laura e da Sofia, que estão no 2º ano do Ensino Fundamental.

marc3.jpg ju3.jpg clovis3.jpg

No momento da live, as famílias puderam mandar fotos da comemoração por meio do canal criado no APP Santo Agostinho. Adoramos a interação com as famílias, as fotos recebidas e os depoimentos enviados pelo chat.

legs1.jpg legend23.jpg legs3.jpg

Na primeira foto, a Karla mandou um beijo do Gabriel e da Laura e uma foto com toda a família reunida.
Na segunda foto, a Janile, mãe da Mariana e da Izabela, nos enviou uma foto de toda família curtindo a festa.
Na terceira foto, a professora Renata Ranieri enviou a foto do seu filho Rodrigo, com as bandeirinhas que os dois aprenderam a fazer com a professora Kenya, que ensinou para a gente, lá no Instagram.

Trio de forró Gandaiêra anima a festa do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

b1cff355-c454-4c1c-9932-3e9803f77090.jpg   aovivo1.jpg aovivo2.jpg aovivo3.jpg

Demos uma pausa. Mas para a festança recomeçar ainda mais animada à tarde, às 16h, na live do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio.

Como convidados, os alunos Laura e Mateus, de casa, chamaram toda a família e se divertiram ao vivo com a gente. Também participou o professor Bráulio, que dançou muito com a esposa, e o diretor Clovis, com seu bigode falso e chapéu da roça.

Todos animados ao som do trio de Forró Gandaiêra. De casa, os pais e alunos podiam postar fotos com a hashtag #arraiadogustin pelo Instagram, Twitter e Facebook. Novamente, ficamos muito felizes com a interação.

63c8d5fd-dcc8-467f-a61c-3de65b9e7d45.jpg 41dd2106-9308-4205-a3f8-cdb259073119.jpg 2aca4e5d-5d25-48c3-8591-61fc1abc0b9b.jpg 7160801d-b6bf-46d8-ace1-0f35ef1cfe66.jpg

O apresentador da live, coordenador de Educação Física, Alexandre Anselmo, nos relembrou sobre a tradicional campanha de doação de alimentos não perecíveis que beneficia muitas pessoas todos os anos. Para participar, você pode doar até o dia 3 de julho, das 7h às 17h, na portaria da Rua Aimorés.

O envolvimento da família tornou o momento ainda mais especial   

Trajes escolhidos, bandeirinhas, bandeirolas... Muitas cores...

Foi maravilhoso ver o quanto as famílias se envolveram e acreditaram que este momento poderia ser singular. Após as lives, os alunos e toda a sua família puderam entrar nas salas de aula do Teams e abrir as suas câmeras, para um encontro especial com os colegas e professores. Lá a festança continuou animada, e pudemos ver como as famílias se preparam para esse momento.

Por um instante, esquecemos que estávamos distantes e sentimos a energia boa do Colégio se materializar. 

4705b802-e962-4983-8967-de22308ec6a5.jpg fam11-.jpg e6902d75-0840-4651-bb29-98a7add80751.jpg

Não estamos perto, mas estamos juntos

Com o Arraiá do Gustin, buscamos levar um pouco de alegria mesmo neste momento difícil que estamos vivendo. Poder estarmos juntos, alunos e suas famílias, professores e colaboradores, foi, para todos nós, uma grande conquista e imensa alegria.  

Em 2021, nesta época do ano, desejamos estar juntinhos para dar aquele abraço, dançar o dia todo e comer aquela comida típica de festa junina. Mas enquanto não é possível, saibam que, mesmo de longe, estamos juntos, para festejar e para o que vocês precisarem. Contem com a gente.

Para ver todas as fotos, acesse o nosso Flickr, clicando aqui.

Compartilhe