Notícias

26 de novembro de 2019

Alunos recebem certificado do Voluntariado Pastoral 2019

A Cerimônia de entrega dos certificados aos estudantes que participaram do Voluntariado Pastoral 2019 foi realizada, no Teatro Santo Agostinho, pelo Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais – Depas, com a presença de alunos, professores, familiares e agentes de pastoral.

“O Voluntariado Pastoral é a expressão da empatia no amor que se transforma”, disse a coordenadora do Depas, Maria das Dores Correia, na abertura da cerimônia. Este ano, a escolha do tema para nortear as ações pastorais foi inspirada nos ensinamentos de Santo Agostinho: “Construindo a Cidade de Deus na cidade dos homens”.

O programa realizado, ao longo de 2019, contou com 370 participantes, num total de 113 visitas, realizadas ao Hospital Universitário Ciências Médicas; ao Lar de idosas Frei Zacarias; ao Projeto Assistencial Novo Céu e às creches Padre Eustáquio e Morada Nova.

Comprometidos e interessados no encontro com o outro

“O Voluntariado Pastoral é um programa muito importante para o nosso Colégio, coordenado pelo Depas e abraçado por várias instâncias da instituição. É bastante comum a gente ter, na cerimônia de entrega dos certificados, a presença de alunos que participam há muitos anos do Voluntariado. Fico muito feliz com isso, porque significa que, esses alunos, não fizeram somente um gesto de solidariedade, realizando algumas ações. Pelo contrário, ao receber o certificado pela primeira vez, eles assumiram um compromisso. Todo certificado não deve ser o fim de alguma coisa mas sim, um compromisso assumido. Nesse caso, deve significar que estamos cada vez mais entregues, comprometidos e interessados no encontro com o outro, nas mais diversas instâncias, instituições e momentos que a escola proporciona. Claro que esse encontro acontece porque tem alguém que espera e tem alguém que vai ao encontro. Parabenizo todos os alunos que se interessaram em participar do voluntariado pastoral. Parabenizo também os pais que fizeram eco a esse chamado. A atitude voluntária é uma ação que sai e volta, cheia de amor, para dentro da escola e, tenho certeza, encontra eco também nos lares de vocês. Então, muito obrigado a todos por incentivarem e por estarem aqui, hoje, participando dessa cerimônia”, afirmou o diretor Clovis Oliveira.

Toda escola envolvida em um só propósito

Durante a cerimônia, alunas da 3ª série, que participam do Projeto “Embaixadores da vida”, grupo criado pelas turmas para incentivar a doação de sangue, principalmente entre os colegas de série, também falaram dos bons sentimentos que nascem em nossos corações a partir do amor, do cuidado e da solidariedade para com o próximo.

O projeto foi criado no meio deste ano e, desde então, o grupo tem feito doações de sangue frequentemente ao Hemominas. “A gente já entendeu que com, essa atitude, não estamos ajudando somente às pessoas que recebem nossa doação. O gesto também ajuda também o doador."

O propósito de levar amor e cuidado àqueles que precisam contagia toda Escola. Os colaboradores também participam de diversas ações, entre elas, o Anjos da Noite, um grupo de voluntários formado por professores, funcionários e famílias do Colégio que tem como objetivo acolher e assistir pessoas em situação de rua. Na cerimônia, representantes do grupo contaram um pouco sobre a sua trajetória.  

O que o Voluntariado representa para as famílias? 

Caroline Sifuentes, mãe das irmãs Maria Clara e Marina, que participam do Programa desde as séries iniciais, falou sobre como o Voluntariado mudou a vida da família. "O mais interessante é que a participação foi 100% espontânea da parte delas. Em um primeiro momento, achei que fosse por causa das colegas, mas não era. Elas queriam ir às visitas todas as semana. E o que a gente vê é que com 10, 11 anos terem a oportunidade de aprender sobre empatia e amor ao próximo tem um valor incomensurável. Fico muito orgulhosa, eu acompanho, eu faço questão de estar presente. Se a mensagem principal de Deus é o amor, o Depas é a tradução disso tudo". 

A cerimônia contou ainda com outros depoimentos de pais e alunos, todos ressaltando a importância do Voluntariado em suas vidas. 

No encerramento, os freis Agostinianos José Maria e Tailer Ferreira realizaram uma bênção especial aos participantes. 

IMG_8298.JPG  IMG_8323.JPG  IMG_8303.JPG

IMG_8392.JPG   IMG_8448.JPG   IMG_8558.JPG

Compartilhe