Notícias

23 de agosto de 2019

Alunos realizam a 10ª SIA - Simulação Interna Agostiniana

A 10ª edição da SIA – Simulação Interna Agostiniana foi realizada entre os dias 22 a 25 de agosto, no Colégio, pelos alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio. 

A abertura reuniu, na noite do dia 22 de agosto, quinta-feira, no Teatro Santo Agostinho, professores, pais, alunos e ex-alunos. O diretor Clovis Oliveira também esteve presente e falou sobre o importante significado da SIA para os alunos e para a escola. “A capacidade de mediar conflitos e a capacidade de lidar com questões socioemocionais nunca foram tão importantes, em nosso país e no mundo, como está sendo agora”, afirmou ao parabenizar os alunos e desejar a todos uma ótima Simulação.

Os professores Luiz Cláudio de Paula (História) Renato Pequeno (Geografia) e James Ubriaco (Inglês), que acompanham e apoiam os alunos na organização da SIA também ressaltaram a importância da Simulação não apenas para o desenvolvimento acadêmico mas também para crescimento pessoal dos participantes.

Ex-alunos que participaram da SIA nos anos de 2012, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 também subiram ao palco para contar sobre suas experiências. Eles foram unânimes ao ressaltar o quanto a Simulação fez diferença em suas vidas. Ao relembrar, a maioria se emocionou.

A abertura contou, ainda, com apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Sarandeiros, do Colégio Santo Agostinho - BH. 

IMG_3314.JPG   IMG_3313.JPG    IMG_3320.JPG

IMG_3321.JPG  IMG_3322.JPG   IMG_3324.JPG

O projeto SIA

A Simulação Interna Agostiniana - SIA é um projeto criado por alunos do Ensino Médio no qual eles têm a oportunidade de mergulhar no excitante mundo diplomático, em que seu poder de persuasão e oratória é arma fundamental para o sucesso do seu país! Nos três dias da Simulação, o aluno pode conhecer um pouco mais sobre os cursos de Relações Internacionais, Direito e Comunicação Social.

Durante a Simulação, os alunos têm, ainda, a oportunidade de vivenciar um novo ambiente, no qual eles se transformam em delegados, jornalistas e fotógrafos.

Aos alunos são concedidos países, a serem representados pelos delegados, seguindo sempre sua política externa, a fim de melhor atender os interesses daquela nação. O tema a ser discutido é denominado Comitê, e cada delegado pode escolher o comitê do qual deseja participar.

    IMG_4981.JPG

    IMG_4984.JPG

    IMG_4987.JPG

    IMG_4993.JPG IMG_5013.JPG IMG_5026.JPG

     

    Este ano foram organizados os seguintes Comitês:

    • Agência de Comunicação: Redação Jornalística (Atemporal)
    • The Belfast Agreement: Building Peace for Northern Ireland
    • Conselho de Direitos Humanos: Alteração de DNA
    • Gabinete Militar: Ofensiva de Primavera
    • Organização Mundial da Saúde: Epidemia de Cólera no Iêmen 
    • Tratado do Forte Laramie: A Era de Reconstrução Americana e a Questão Índigena 
    • Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico: Submersão das Ilhas do Pacífico 

    Os alunos produziram um vídeo de encerramento, veja abaixo: 

    Para saber mais sobre a SIA 2019, acesse: siacsabh.wixsite.com/siacsa

    Compartilhe