Notícias

13 de março de 2020

Alunos participam de momento de formação para o Voluntariado Pastoral 2020

Cerca de 200 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, participaram do momento de formação, realizado pelo Departamento de Evangelização Pastoral e Ações Sociais – Depas para os integrantes do Programa de Voluntariado Pastoral Inteligência e CorAção 2020.

Inspirado em Santo Agostinho, o programa tem como tema “Construindo a Cidade de Deus na cidade dos homens” e o lema “ A empatia é o amor que transforma”. Além dos alunos voluntários, o momento de formação, realizado no dia 04 de março, no Teatro Santo Agostinho, reuniu pais, professores e religiosos agostinianos.

Esteve também presente um grupo de alunos que, impossibilitado de realizar o voluntariado com o Depas, devido à incompatibilidade de horários, decidiu visitar os pacientes do Hospital Universitário Ciências Médicas, aos domingos. Assim, a vontade de levar suas músicas e sua solidariedade ao próximo superou todos os desafios!

Após a abertura, a professora de Ciências, Daniela Lima Magalhães, abordou os cuidados básicos a serem tomados pelos voluntários durante as visitas, destacando, sobretudo, aspectos relacionados à proteção da saúde das pessoas acolhidas nas instituições a serem visitadas.

Já a agente pastoral, Érica Figueredo Rodrigues, falou sobre a importância de se fazer presente, estar verdadeiramente inteiro, durante o tempo de estadia em cada um dos locais visitados. “A solidariedade exige inteireza. Se estamos com uma pessoa, nosso pensamento e nossa atenção não podem estar longe dali.  Somente quando estamos presentes por inteiro é que somos capazes de nos tornarmos verdadeiramente solidários”, explicou.

No encerramento, os freis Caio Lima e José Maria Nolasco abençoaram os alunos voluntários e fizeram a celebração de envio para a prática do Voluntariado Pastoral 2020.

Projetos do Voluntariado Pastoral

Durante o ano, os alunos realizam, junto com a equipe do Depas, visitas solidárias às instituições sociais parceiras do Colégio, onde são desenvolvidos os projetos sociais:  Vida Feliz (Hospital Universitário Ciências Médicas); 4 Estações (Lar de Idosas Frei Zacarias); Grupo Novo Céu (Projeto Assistencial Novo Céu); Amar (Creches Morada Nova e Padre Eustáquio; Embaixadores da Vida (Hemominas).

“O Voluntariado Pastoral se torna peça chave para a formação humana dos alunos e os valores adquiridos e experiências vividas, muitas vezes, os acompanham por toda vida”, afirma a coordenadora do Depas, Maria das Dores Correia.

IMG-20200304-WA0029.jpg  IMG-20200204-WA0018.jpg  IMG-20200204-WA0024.jpg

Compartilhe