Notícias

28 de julho de 2020

Alunos e ex-alunos recriam espaços físicos do Colégio Santo Agostinho no jogo eletrônico Minecraft

Às vezes bate aquela saudade da época da escola, não é? O contato diário com os amigos e com aqueles professores queridos.

Depois que a gente termina o ensino médio, nossa vida vai tomando novos rumos e muitas vezes o que fica são apenas as lembranças.

Neste período de isolamento, a saudade de estar no Colégio não é exclusividade dos ex-alunos. Alunos também não veem a hora de voltar a conviver com os colegas nas rodelas, nas quadras de esporte, na sala do Depas.

E foi com essa saudade que um grupo de ex-alunos, formados em 2018, e o aluno André Botelho resolveram recriar o Colégio no jogo eletrônico Minecraft.

O Minecraft, com seus muitos recursos, permite que múltiplos jogadores online possam recriar cenários através de objetos formados por blocos de diferentes tipos de materiais (terra, pedra, ferro, diamante – que se diferenciam pela cor e textura).

image.png
www.minecraft.net/pt-br

Mundo digital: a imaginação e a criatividade revivem lembranças do Colégio

Os ex-alunos Henrique Barbosa, Henrique Magalhães, Gabriel Reis, João Lucas Alves, Matheus de Mendonça, Mateus Almeida, Leonardo Romano, Juliana Botelho, Igor Braga e o aluno da 2ª série do EM, André Botelho, estavam com muitas saudades do Colégio e resolveram reviver as lembranças de uma forma um pouco diferente.

Eles se reuniram virtualmente para recriar o Colégio no jogo eletrônico. E mais do que reproduzir apenas os espaços, eles quiseram criar a ambiência de um evento muito significativo na vida dos alunos: a festa junina.

E assim, para que a reprodução fosse a mais real possível, o grupo juntou fotos antigas e fez muitas pesquisas na internet. E, cada um de sua casa, em apenas duas semanas, recriaram juntos os espaços do Colégio, em um ambiente virtual de comum acesso entre eles.  

Para auxiliá-los na criação, os jovens utilizaram a plataforma Discord, destinada a gamers, para utilização de chats por texto e voz e de salas de bate-papo privadas onde eles puderam se comunicar enquanto jogavam online.

O resultado do grande trabalho desses jovens foi espetacular. Confira no vídeo abaixo:

Neste contexto de distanciamento social, eles encontraram nos jogos eletrônicos uma grande ferramenta para socialização, conexão e distração. Podem passar o tempo de forma criativa e interativa mantendo, mesmo nesse período, momentos de diversão que os auxiliam a terem menos ansiedade e angústia.

Parabenizamos os jovens pelo excelente trabalho. Ficamos muito felizes em saber que estamos presentes na memória e na vida daqueles que também fazem parte da história do Colégio Santo Agostinho.

 

Compartilhe