Notícias

16 de dezembro de 2020

Alunos do 9º ano criam radionovelas que retratam governo de Getúlio Vargas

Nas aulas de história do 9º ano, os alunos estudaram sobre o uso do rádio durante o governo de Getúlio Vargas. 

Neste período, o rádio era utilizado pelo Estado como instrumento de propaganda e considerado um dos mais importantes veículos de comunicação. 

Após o estudo, a professora Karina Magalhães, propôs aos alunos a produção de radionovelas que retratassem o contexto da época, bem como a linguagem, os comerciais e o cenário político. 

A proposta resgata memórias, fatos e comportamentos. Ouça, abaixo, algumas das radionovelas produzidas pelos alunos.

9º ano B - grupo 4

9º ano C - grupo 2

9º ano F - grupo 1

Era Vargas

A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país). Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder. Muitos historiadores, inclusive, entendem o período 1930-1937 como a “gestação” da ditadura de Vargas. Vargas também ficou marcado pela sua aproximação com as massas, característica que se tornou muito marcante durante o Estado Novo. Permaneceu no poder até 1945, quando foi forçado a renunciar à presidência por causa de um ultimato dos militares. Com a saída de Vargas do poder, foi organizada uma nova Constituição para o país e iniciada outra fase da nossa história: a Quarta República (1946-1964).

Quer saber mais? Clique aqui.

Compartilhe