Notícias

13 de maio de 2019

A nossa horta está cada dia mais bonita!


IMG_9478.JPG

Nossa horta pedagógica foi plantada no pátio do Colégio, em novembro do ano passado, pelos alunos do 6º ano do EF e alguns professores e, além de receber cuidados especiais, alunos de outros segmentos assumiram o compromisso de ajudar a regá-la.

IMG_9478.JPG    IMG_8692.JPG

Depois de ganhar dois espantalhos, lindinhos, que está chamando a atenção, principalmente, da criançada, a horta recebeu também uma “Casa de Minhoca”. A explicação do que é um minhocário e de como se dá o processo de compostagem dos resíduos orgânicos que alimentam as minhocas está sendo oferecida aos alunos do 7º ano do EF pelo professor de Ciências, Diego Marquioli. Em suas aulas, Diego explica o processo biológico da compostagem e orienta sobre que pode e o que não pode jogar no coletor de alimentos:

PODE: Cascas e restos de frutas - verduras - folhas verdes naturais - borra de café sem açúcar - folhas secas - cascas de ovo secas.

NÃO PODE: Restos de comida - carnes - papel - alho e cebola - massas - molhos - leite e derivados -  frutos cítricos - sabão - óleos.

IMG_8694.JPG  IMG_8736.JPG

Uma nova consciência ambiental

“A horta pedagógica foi construída como um espaço de encontro com a terra, com uma alimentação mais saudável, com práticas pedagógicas envolventes e, principalmente, com o outro. Esse projeto está sendo articulado pelos estudantes do 6º e 7º anos, juntamente com os professores e supervisão. Eles participaram do plantio, da adubação e, agora, estão responsáveis por regar e cuidar do espaço”, diz o articulador do GTeia - Grupo de Trabalho, Envolvimento e Iniciativa Ambiental na Unidade de BH, professor Renato Daniel.

Além deles, as crianças da Educação Infantil  e 1º ano do EF também participam do Projeto, seguindo um cronograma dos dias que deverão molhar a horta.

“Nosso desejo é que essa horta proporcione experiências que possibilitem aos nossos estudantes a ampliação da consciência ambiental, fundamentada, principalmente, em uma ética do cuidado", afirma o professor Renato.

O que é compostagem

IMG_8711.JPG

A compostagem é o processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em substâncias húmicas pela ação de microrganismos, principalmente bactérias. Essa decomposição da matéria orgânica ocorre naturalmente no ambiente, mas o termo “compostagem” refere-se à decomposição associada à manipulação feita pelo homem, que ao observar o que ocorria na natureza, desenvolveu métodos para acelerar e melhorar o processo e produzir adubo orgânico. A decomposição da matéria orgânica ocorre na presença de oxigênio (aeróbia) ou na ausência (anaeróbia). Entretanto, procura-se oferecer um ambiente aeróbico para a realização da compostagem, o que torna a decomposição mais rápida.

Saiba mais: https://www.infoescola.com/agricultura/compostagem/

 

Compartilhe