Notícias

15 de abril de 2019

A causa indígena é de todos nós

Os povos Maxakalí, Pataxó e Tupinambá (Bahia) vieram ao Colégio nos mostrar um pouco da sua arte e cultura, apresentados na dança, durante o Recreio Cultural; nas peças de artesanato expostas no pátio da escola e também no bate-papo com as turmas. 

A vinda deles, no dia 11 de abril, foi uma das ações do projeto “A causa indígena é de todos nós”, que vem sendo desenvolvido, em sala de aula, com os alunos do 6º e 7º anos, nas disciplinas Ensino Religioso, História e Arte, com o apoio do Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais -  Depas.

A temática indígena será tema de reflexões com as turmas durante todo o mês de abril. Em preparação à visita ao Colégio, foram realizadas diversas ações, buscando aproximar os estudantes da cultura indígena como, por exemplo, a produção de tintas, tendo como elemento base, a terra.   

IMG_7877.JPG IMG_7865.JPG

Respeitar a cultura indígena, valorizar os seus conhecimentos tradicionais e despertar o compromisso com a sua causa são propostas desse projeto. Os povos indígenas inspiram a rever os sentidos da história e das práticas sociais, políticas e econômicas dominantes em nossa sociedade. Ao assumir a causa indígena como sendo de todos nós, buscamos dar espaço à cultura, tradição e lutas vivenciadas por eles.

Compartilhe