Notícias

05 de novembro de 2019

9º ano mostra a Sustentabilidade na realidade urbana

O projeto “A sustentabilidade e as relações de pertencimento à cidade”, desenvolvido pelos estudantes e professores do 9º ano, culminou na Semana da Sustentabilidade promovida, no Colégio, de 23 a 30 de outubro.

Com o objetivo de mostrar à comunidade educativa a produção dos trabalhos dos alunos, foi realizada no Teatro Santo Agostinho, na quarta-feira, dia 30/10, a socialização dos Trabalhos, com a participação dos estudantes, professores e representantes de algumas das entidades visitadas.

Apresentação dos professores no evento de socialização dos trabalhos: uma surpresa para os alunos 

No desenvolvimento do projeto, que teve início no 1º semestre, os alunos, juntamente com a equipe de professores, realizaram trabalhos de campo em diversos locais de Belo Horizonte, para estudar e analisar seu contexto histórico aspectos arquitetônicos, urbanísticos, socioeconômicos e socioculturais e, a partir daí, desenvolverem um olhar mais profundo sobre a realidade urbana e a construção de uma cultura sustentável.

Foram visitados a Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, o Assentamento Eliana Silva, a Estação de Tratamento das Águas Fluviais - ETAF, a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – ASMARE, a Praça Sete e a EPSA – Escola Profissionalizante Santo Agostinho, que tem como mantenedora a SIC- Sociedade Inteligência e Coração, dos freis agostinianos.

A partir dos trabalhos de campo, os alunos puderam fazer registros fotográficos, elaborar vídeos e apresentar pesquisas sobre cada um dos locais visitados.

Sustentabilidade: um conceito amplo

Vídeo apresentado pelos professores na socialização dos trabalhos

O projeto “A sustentabilidade e as relações de pertencimento à cidade”tem como proposta fundamental conhecer diferentes paisagens de Belo Horizonte e de seu entorno, propondo uma análise depurada sobre a realidade vivida por diferentes grupos sociais. O objetivo é que os alunos possam compreender as realidades da vida e do espaço urbano para além do âmbito escolar e do cotidiano familiar.

O conceito de sustentabilidade subsidia o entendimento da proposta deste projeto a partir da relação de equilíbrio entre o ambiente estudado e a ação humana. Dessa maneira, apoia-se o entendimento das distintas vivências a partir das formas de produção socioespacial, de consumo, de habitação, de comunicação, de alimentação, de transporte e de tantas outras inter-relações que abordem os valores éticos e democráticos de todos os cidadãos.

O projeto aborda o conceito de sustentabilidade a partir das dimensões social, econômica e ambiental urbana, buscando reflexões que apurem o grau de pertencimento (identidade) do indivíduo em relação às práticas sociais e plurais em diferentes espaços na cidade de Belo Horizonte e de seus arredores.

Alunos autônomos, responsáveis e protagonistas

A missão do Colégio Santo Agostinho é criar condições para que seus alunos possam assumir com autonomia e responsabilidade o protagonismo da sua própria formação. Em sintonia com esse princípio da missão da Escola, é importante estimular a elaboração de questões, a apresentação de soluções mais abrangentes, integradas e adequadas do ponto de vista social, cultural e ambiental.

No contexto desse projeto, a aprendizagem se concretiza pela construção gradativa de conceitos contextualizados e integrados a uma realidade complexa e não tão somente disciplinar. A construção do conhecimento se dá no contato com o aspecto social. Nesse sentido, o diálogo e a interação proporcionam o desenvolvimento do pensamento e a reflexão acerca da realidade.

Produção Digital do 9º ano

TURMA A

TURMA B

TURMA C

  

TURMA D

EPSA.png

Para conhecer mais sobre o trabalho dos alunos, acesse o link: bit.ly/EPSA9ano

TURMA E

Pra-a-7.jpg

Leia a revista digital no endereço: bit.ly/PracaSete9ano

TURMA F

 

TURMA G

 

Veja o resultado desse trabalho no Instagram criado especialmente para esse projeto: @sust_9g_elianasilva

Compartilhe