9º ano: turmas B e G realizam Trabalho de Campo no Assentamento Eliana Silva



O projeto “A Cidade e a Sustentabilidade nas Relações de Pertencimento”, desenvolvido pelos alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental, propõe um diálogo entre o indivíduo e a cidade em que vive (o ambiente plural), oferecendo às turmas a oportunidade de conhecer diferentes paisagens de Belo Horizonte e de seu entorno, com a realização de Trabalhos de Campo em diversos locais da cidade.
Por meio de uma análise mais depurada sobre a realidade vivida por diferentes grupos sociais, os alunos podem compreender as realidades da vida e do espaço urbano para além do âmbito escolar e do cotidiano familiar.
O conceito de sustentabilidade é abordado a partir das dimensões social, econômica e ambiental urbana, com reflexões sobre o grau de pertencimento (identidade) do indivíduo em relação às práticas sociais e plurais nos espaços da cidade.
Assentamento Eliana Silva
Com essa proposta, as Turmas B e G realizaram, nos dias 13 e 14 de maio, respectivamente, Trabalho de Campo no Assentamento Eliana Silva. No local, os alunos puderam compreender melhor o histórico déficit habitacional nas metrópoles brasileiras, reconhecendo a segregação socioespacial como um desafio das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
Turma B
Turma G