Notícias

22 de maio de 2019

8º ano: turma B observa nossa pluralidade cultural e étnica no Museu Inimá de Paula

No Trabalho de Campo do Projeto Memórias Urbanas, do 8º ano - Ensino Fundamental, a turma B visitou o Museu Inimá de Paula e o Mirante de Arte Urbana da rua Sapucaí.

O Museu Inimá de Paula foi criado em 2008, em homenagem ao artista plástico Inimá José de Paula. Além de manter um acervo permanente, com cerca de 80 obras do pintor mineiro, tem um ateliê e uma galeria virtual com um banco de dados de quase 2.000 obras catalogadas. O espaço registra a trajetória artística de Inimá e sua inserção no contexto cultural brasileiro do século XX. O museu é um centro cultural e, além de uma plataforma de exposições temporárias, abriga programações de vídeo, de música e de literatura.

IMG-20190516-WA0055.jpg  IMG-20190516-WA0041.jpg

Exposição “Raízes ÁfricaBrasil”

Durante a visita ao Museu, os alunos conheceram a exposição “Raízes ÁfricaBrasil”, de Alyson Carvalho, com curadoria de Claudia Jannotti, composta de 21 fotografias com seus escritos em língua iorubá. A turma pôde ver ainda as cores e os adornos das imagens, como argila branca, flores secas e o bronze, os quais, representados em tinta dourada, são repletos de significados. Os modelos foram escolhidos não apenas por terem relação com o tema, mas por serem a própria representação da cultura africana.

Vivenciar essa experiência possibilitou aos alunos do 8º Ano B observarem a multiculturalidade e pluralidade étnica brasileira no cotidiano da cidade e do país, além de resgatar e difundir a importância desses elementos na construção da identidade de nossa sociedade. Ainda no museu, a turma visitou as obras do artista Inimá de Paula, as quais se encontram em exposição permanente.

       

Mirante de Arte Urbana da Rua Sapucaí.

O Circuito Urbano de Arte deixa como legado para a capital mineira um grande mirante de arte urbana. Os seis prédios, painéis artísticos ou murais pintados no centro de Belo Horizonte, têm entre 450 e 1.700 metros quadrados e podem ser vistos da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta, que é o grande mirante de arte urbana.

IMG-20190516-WA0024.jpg      IMG-20190516-WA0070.jpg

Compartilhe