Notícias

15 de abril de 2019

6º ano reflete sobre o tema: eu e o outro diante do mundo que quero construir

“Deixe sempre uma pequena margem para a reflexão, margem para o silêncio. Entra dentro de ti mesmo e deixa para trás o ruído e a confusão”. (Sermão de Santo Agostinho 52,19,20),

Iniciando os preparativos para a V Expoagostiniana, que será realizada, no Colégio, de 26 a 30 de agosto/2019, com o tema: “Agostinho: um homem entre outros homens” os estudantes do 6 º ano do Ensino Fundamental participaram, nas aulas de Ensino Religioso, de um exercício de interioridade, na capela, com o tema: “Eu e o outro diante do mundo que quero construir”.

A atividade teve como proposta:

  • Ajudar os estudantes a reconhecer os elementos que constituem a formação da identidade.
  • Inferir que a alteridade é um caminho à solidariedade.
  • Interpretar e analisar as diferentes reações vivenciadas pelo Eu frente ao Outro.
  • Aplicar o conceito de alteridade à convivência do sujeito na sociedade.
  • Reconhecer que Agostinho foi um adolescente/ jovem que também se viu às voltas com a grande questão existencial, “Quem sou eu?”

Após uma breve reflexão sobre o pensamento de Santo Agostinho, que diz: “se não conhecem a si mesmo aqueles que desejam entrar na vida comum, como será difícil que os demais o conheçam!” (in Comentário ao Salmo 99,10), os estudantes fizeram a dinâmica do autorretrato, refletindo sobre questões existenciais já vivenciadas por eles.

Foi um momento especial e de grande entrega. Muitos mergulharam na reflexão, deixando se conduzir pela emoção, diante do encontro consigo mesmo, que abre também a possibilidade de ir ao encontro do outro.

 

 

Compartilhe