Notícias

02 de agosto de 2019

"Viajando pelo Egito antigo": uma experiência protagonista

IMG_2186.JPGIMG_2187.JPGIMG_2226.JPG

IMG_2230.JPGIMG_2243.JPGIMG_2249.JPG

O projeto "Viajando pelo Egito Antigo" proporcionou aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta civilização milenar! 

As turmas foram motivadas a escolher um tema de interesse dentro dos conteúdos abordados em sala e transformá-lo, nas aulas de Artes, em um objeto tridimensional que foi, posteriormente, utilizado na transmissão dos conhecimentos para os alunos do 4º ano, convidados a visitar a exposição.

Este intercâmbio entre as séries foi possível graças a aplicação das mudanças produzidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O tema do Egito Antigo é atualmente introduzido no 4º ano para ser, posteriormente, aprofundado no 6º ano do Ensino Fundamental II.

Os alunos foram protagonistas em todos os momentos: escolha do tema, execução das obras, organização da exposição, apresentação para o público e avaliação do projeto.

“Com isso, objetivamos trabalhar, em todas as fases do projeto, a autonomia, a convivência e o trabalho em equipe! Como resultado observamos alunos motivados, que produziram muito além da expectativa inicial! O projeto foi então não somente significativo do ponto de vista acadêmico, mas principalmente enriqueceu a formação humana de todos os participantes”, afirma a professora de História, Marcela Guerra, responsável pela orientação do projeto, juntamente com a professora de Artes, Ana Célia Magalhães. 

Durante a visita que fizeram à exposição, as turmas do 4º ano demonstraram grande interesse pelo trabalho e fizeram diversas perguntas. Após conhecerem sobre o Egito antigo, os alunos escreveram cartinhas de agradecimento ao 6º ano pelas informações recebidas.

IMG_2478.JPG  

Com a palavra, os alunos

IMG_2363.JPG

Pedro, Marina e Thiago

“ Gostei muito da experiência. Foi um trabalho diferente e nós conseguimos interagir bem com as turmas do 4º ano e com as outras pessoas que visitaram a exposição” - Pedro Moretzsohn

“Para mim o principal aprendizado foi a experiência de poder explicar sobre o trabalho para outras pessoas. Transmitir o conhecimento é muito gratificante!”  - Marina Diniz

 “Foi bacana conhecer sobre o Egito, aprendi muito. Os alunos do 4º ano, que visitaram nossa exposição demonstraram muita curiosidade e fizeram diversas perguntas, mas nenhum de nós sentiu dificuldade para responder” -  Thiago Saad

 

 

 

 

 

Compartilhe