Notícias

11 de agosto de 2020

2º ano estuda os prós e os contras dos meios de comunicação

Atualmente, em período de isolamento social, você acha que a única forma de brincar e de se comunicar é usando a internet? Esta foi uma das perguntas que as professoras do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram aos alunos, na aula de Geografia, online ao vivo, que refletiu sobre os meios de comunicação e o uso consciente e seguro da internet.

Depois de estudar sobre as muitas formas de se comunicar e conhecer diferentes meios de comunicação: carta, e-mail, internet, televisão, telefone, rádio, gestos..., os alunos foram convidados a pensar sobre a interferência desses meios em suas vidas e quais os cuidados devem ter ao utilizá-los.

Para isso, também responderam à algumas perguntas:

  •          Quantos minutos do dia você utiliza o seu celular ou tablet?
  •          Com quantas pessoas você conversa pelo chat, mensagens ou por ligações telefônicas durante o dia?
  •          Você consegue imaginar sua vida sem o uso da internet?

A internet pode ser muito divertida, mas segurança é coisa séria!

Após observar que na internet pode-se fazer muitas atividades legais: pesquisar para a lição de casa, conversar com amigos, jogar online, ler livros, ouvir músicas, assistir a vídeos e filmes, as professoras exibiram um vídeo, com dicas  de segurança:

Além da segurança, as professoras observaram também que é preciso ter boas atitudes no convívio virtual e, em cada turma, foram sorteadas algumascrianças para sugerir soluções para os problemas, que acontecem na comunicação virtual, como nos exemplos abaixo:

  •          Carlos é da mesma turma que Marina. No grupo virtual da turma, ele postou no chat uma foto de um monstrinho e colocou o nome de Marina. Ela ficou muito triste e saiu do grupo. O que pode ser feito para resolver o problema?
  •          Juliana está assistindo a aula pelo Teams, mas tem um colega que não para de ligar para ela pelo chat. O que Juliana deve fazer para resolver o problema?
  •          Marcelo adora tecnologia e descobriu como usar várias ferramentas do Teams. Durante as aulas ao vivo, ele resolveu usar o que aprendeu. Desligou o microfone dos professores e tirou os colegas da sala. Cada vez que ele fazia isso, achava muito divertido! O que você pensa sobre as atitudes de Marcelo? Como esse problema poderia ser resolvido?

Os perigos do uso exagerado da internet 

Os alunos foram alertados, ainda, sobre os perigos do uso exagerado dos meios de comunicação online, que podem causar problemas de saúde, como dificuldades de dormir e de enxergar.

 Algumas situações causadas pelo mau uso dos equipamentos eletrônico

s foram apresentadas para que eles identificassem se já viveram algo semelhante:

Internet-n-o-tudo.png

 Ao concluir, as professoras deixaram dois conselhos:

  •          usem os meios de comunicação online com segurança e responsabilidade!
  •          aproveitem o melhor que eles podem oferecer e use-os na medida certa.

Aluna conta o que aprendeu nessa aula

Gabriela Bauer Schardorsim Bauer,  turma A (professora Alessandra Silva) 

A professora trabalhou com vocês o que existe de bom e de ruim no uso da internet. O que você aprendeu com essa aula?

Eu aprendi que não devo falar minhas senhas para ninguém, só para a mamãe e para o papai. Aprendi também que nem tudo que nós vemos na internet é verdade. Não devemos postar fotos da nossa casa, dos lugares que a gente vai, nem o número do nosso telefone e nem fazer amizades pela internet porque é perigoso. Existem pessoas ruins que podem nos fazer mal. Mas a internet oferece também coisas boas: eu adoro jogar, ver vídeos do Quintal da Cultura. Ela é importante para a gente se comunicar, principalmente nesse período de pandemia. Eu ligo para as minhas primas, quase todos os dias, e a gente brinca fingindo que estamos juntas de verdade.

E o que você ensinaria para os seus colegas?

Aproveitem para se comunicar com os seus amigos pela internet, mas tomem cuidado porque ela pode ser perigosa. Aproveitem a internet com segurança!

Compartilhe