Notícias

06 de dezembro de 2019

1º ano - turma A recebe visita do escritor Paulo Emílio Andrade

Paulo Emílio Andrade veio visitar a turma do 1º ano A para contar como se tornou escritor, as funções da sua profissão, quando começou a gostar dos livros e como foi que resolveu escrever seu primeiro livro.

O escritor disse que, aos 13 anos de idade, uma professora foi a mediadora para descobrir que seus escritos eram valiosos e que ele poderia se tornar um escritor. A fala especial da professora fez com que ele pensasse que o que escrevia era realmente significativo.

 Paulo contou que em seus escritos há inspiração de seu filho. Como por exemplo: o livro Cabeça de Nuvem, que foi escrito depois que, em um domingo de sol, durante um passeio de carro, o filho quis saber o que era um arco e flecha. Após a explicação, ele lhe disse que queria ter um arco e flecha para pegar as nuvens e brincar com elas.                                                               

No dia seguinte, enquanto trabalhava no Rio, essa ideia lhe veio à cabeça como inspiração. Foi então, que a história do Tito, esse cabeça de nuvem, surgiu como uma flecha no livro.

Aos nossos alunos, Paulo deixou, como mensagem, a importância de ler e escrever pelo mundo e para as pessoas...

Minicurrículo

Doutorando em Educação (USP, início em 2018); Mestre em Educação (UFMG, 2009); Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG, 2004); Bacharel em Comunicação Social (UNI-BH, 2003). Foi pesquisador do Observatório da Juventude da UFMG (2006 a 2008); atuou como coordenador da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Belo Horizonte (pela Associação Imagem Comunitária, entre 2009 e 2011). É educador e coordenador de projetos educacionais da ONG Humbiumbi - Arte, Cultura e Educação.

Compartilhe