Notícias

28 de fevereiro de 2019

Bênção das Mochilas reflete sobre a bagagem que trazemos no coração

Ser agostiniano é caminhar em frente.
É levar sempre em nossa bagagem, em nossa mochila,
todas as experiências vividas, sentidas,
que nos fazem ser gente que forma gente.

Buscando dar significado e sentido ao aprendizado dos nossos estudantes, não só acadêmico, mas o aprendizado para a vida, de como fazer do mundo em que vivemos um lugar de amor, fraternidade, respeito e diálogo, o Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais – Depas realizou a Bênção das Mochilas dos estudantes,em turnos e horários específicos.

Na bênção para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, no dia 25 de fevereiro, um mês apóso rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, o momento celebrativo começou, nos turnos manhã e tarde, com um minuto de silêncio para que todos pudessem elevar seu pensamento e suas orações às vítimas da tragédia e aos seus familiares. Os presentes foram também convidados a pensar na comunidade educativa como lugar de solidariedade, amizade, fraternidade e amor.

Ao falar sobre a celebração, o diretor Clovis Oliveira lembrou que bendizer é abençoar. “Estamos aqui para pedir a Deus que abençoe o nosso ano. Que acompanhe cada um de vocês e lhes dê força e determinação para vencer todos os desafios. Hoje, tomamos como símbolo a mochila, que é também uma bagagem em que trazemos, sobretudo, o que temos no interior do coração: sonhos, ideias, frustações, desejos, aprendizados...”

Hora de agradecer a Deus

A celebração com os estudantes da Educação Infantil ao 2º ano de Ensino Fundamental foi realizada na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, na Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia, também nos turnos manhã e tarde.

Na abertura, pela manhã, Clovis Oliveira lembrou, novamente, o significado do momento celebrativo: “Estamos no início de um novo ano letivo e queremos pedir a Deus que abençoe o nosso caminho. Vocês estão aqui para aprender coisas novas, adquirir conhecimentos em Matemática, Português, Geografia. Mas também para aprender, a cada dia, a respeitar o outro, a cuidar das pessoas, a serem pessoas justas e solidárias. Para tudo isso, pedimos a bênção de Deus.  Mas precisamos também aprender a agradecer a Deus pelas coisas boas que temos: nossa casa, nossa comida, nossas famílias. Tudo isso faz parte da bagagem que carregamos. Um símbolo dessa bagagem aqui hoje é a mochila. Que Deus possa abençoar todos os nossos objetos e que abençoe também cada um de vocês, os professores, os funcionários e as famílias.”

Assim como aconteceu na celebração do dia 25 de fevereiro, com os estudantes maiores, o orientador espiritual do Colégio, Frei Tailer Ferreira, convidou os pais presentes a participarem da bênção, estendendo suas mãos em direção aos filhos. Após a bênção, aspergiu água-benta entre os presentes.

O momento foi encerrado com todos os alunos cantando o Hino de Santo Agostinho.

Compartilhe