Notícias

Simpósio Filosófico e Teológico Agostiniano: reflexão e partilha para formandos e formadores

O Simpósio Filosófico e Teológico Agostiniano 2020 foi promovido pela equipe de formação da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, em 10 de outubro - Dia de Santo Tomás de Villanova - Patrono dos Estudos da Ordem de Santo Agostinho. O evento teve uma programação especial, por videoconferência,  com palestra ministrada pelo Frei Miguel Angel Orcasitas, OSA, dirigente da Federação Agostiniana da Espanha (FAE) e  responsável pela comissão pró-doutorado de Santo Tomás de Villanova. E a apresentação de cinco estudos realizados pelos formandos de Filosofia e Teologia.

Na abertura do Simpósio, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, falou sobre a importância dos estudos na tradição da Ordem de Santo Agostinho. Frei Luiz ressaltou que ao longo dos séculos a Ordem tem se caracterizado fortemente pela dedicação aos estudos, e que esse espaço para a apresentação das pesquisas que os formandos fizeram é uma forma também de contribuir para a busca da verdade em comunidade.

A palestra do Frei Miguel Angel Orcasitas foi sobre o legado de Santo Tomás de Vilanova: de Santo a Doutor da Igreja. Frei Miguel apresentou elementos biográficos de Santo Tomás,  aspectos de sua vida, sua perspectiva missionária, destacando a dimensão do estudo, da santidade de vida, do binômio estudo e oração, da prática da misericórdia e do ministério da caridade. Santo Tomás de Vilanova foi bispo de Valência, na Espanha, e antecipou em seu episcopado diversos aspectos da Reforma Tridentina que ainda iria acontecer, como por exemplo, a formação do clero em seminário. Santo Tomás foi ainda um defensor da vida religiosa, um grande devoto de Nossa Senhora, e autor de uma grande e significativa obra, sobretudo de sermões em espanhol e latim. Foi beatificado em 1618 e canonizado em 1658.

Nas comunicações dos trabalhos, os formandos de Filosofia e Teologia apresentaram os seguintes temas:

Álefe Lucas Vieira Oliveira - A ação pastoral de Dom Paulo Evaristo Arns no período da Ditadura Militar no Brasil.

Eberson Dionísio Naves - Origem de YHWH: da monolatria ao monoteísmo.

Rivandro do Nascimento Silva - Evangelização: um cenário em mudança: as redes sociais digitais como espaço missionário.

Ricardo Donizete Reis - O virtual e as perspectivas de promoção de uma ciberdemocracia em sociedades que fazem o uso do digital em Pierre Lévy.

Luís Filipe Silva Gomes - As três ecologias de Félix Guattari: uma perspectiva para a compreensão do pensamento ecológico

Participaram do evento,  formandos e formadores das Fraternidades Santo Tomás de Vilanova e Santo Agostinho, de Belo Horizonte MG) e da Fraternidade Santo Dias, de Diadema (SP).

 

13 out
Compartilhe:
Mapa do Site