Notícias

PACTO EDUCATIVO GLOBAL é reapresentado pelo Papa

O Papa Francisco reapresentou dia 15 de outubro - Dia do Professor -, o Pacto Educativo Global com o propósito de ressaltar a urgência da educação neste novo contexto desafiador, em razão da pandemia. 

“Queremos empenhar-nos corajosamente a dar vida a um projeto educativo, investindo as nossas melhores energias e iniciando também processos criativos e transformadores em colaboração com a sociedade civil”. Este é o convite relançado pelo Papa Francisco por um novo Pacto Educativo Global.

Na educação habita a semente da esperança:

Texto da mensagem: Pacto-Educativo-Global.docx

No Brasil, a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) – organizou um um importante projeto intitulado “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”, que ajuda a compreender o pacto e subsidia as ações de planejamento para fortalecer a iniciativa em todo o país. 

O subsídio tem um conjunto de orientações para as comunidades, escolas, universidades, organismos e dioceses brasileiras que desejam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto. A publicação apresenta também os vários documentos do Magistério da Igreja que tratam do tema da educação e as estratégias e ações que integram o itinerário de vivência e de partilha, no Brasil, em preparação à celebração desse Pacto.

Na publicação, quem deseja organizar ações do Pacto no Brasil poderá acompanhar a agenda de ações que prevê a realização de um Seminário Nacional de Educação, a sensibilização sobre o “Pacto Educativo Global” na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que ocorrerá em abril, em Aparecida (SP), uma plataforma digital para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si, e projetos da “Aldeia que educa”, audiência pública em Brasília e lançamento de vídeo institucional.

Clique, Aqui, para conhecer as publicações sobre o Pacto Educativo Global

O Pacto Educativo Global, estava programado para 14 de maio de 2020.A proposta era realizar um “encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”. O evento foi cancelada por causa da pandemia da Covid-19. 

 

15 out
Compartilhe:
Mapa do Site